Em um dos finais de corrida mais emocionantes nos últimos tempos da Formula Indy, o piloto canadense James Hinchcliffe ultrapassou o japonês Takuma Sato na última curva da última volta para vencer a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. A corrida deste domingo teve sabor amargo para os três brasileiros, Tony Kanaan, Hélio Castro Neves e Bia Figueiredo, que sofreram com diferentes problemas durante a prova.

Takuma Sato liderou as voltas finais da corrida muito pressionado: para se ter uma ideia, os cinco primeiros colocados (Sato, Hinchcliffe, Marco Andretti, Oriol Servià e Josef Newgarden) cruzaram a linha de chegada separados por menos de 2 segundos de diferença. O japonês segurou os ataques de Hinchcliffe por três voltas seguidas, mas não resistiu justamente à derradeira disputa, quando escorregou demais na freada da reta da Marginal Tietê e viu o canadense passá-lo por dentro – e liderar os últimos metros da prova.

“Não existe nada mais legal que ganhar uma corrida na última curva da última volta”, celebrou Hinchcliffe, que conquistou sua segunda vitória na carreira, e a segunda neste ano. No entanto, Sato ainda teve motivos para sorrir no pódio, já que saiu de São Paulo como o líder do campeonato 2013 da Fórmula Indy. É a primeira vez que um piloto japonês fica na ponta da tabela de pontuação na história da categoria.

Sato ultrapassou na pontuação Hélio Castro Neves, que liderava a temporada até antes da corrida deste domingo. Depois de não conseguir fazer sua volta rápida no treino de classificação e largar apenas em 18º, o brasileiro da equipe Penske enfrentou pelo menos três acidentes e, ainda, problemas de estratégia durante a corrida, terminando apenas em 13º. “Hoje foi uma guerra”, declarou Hélio. “Mesmo depois de muitas pancadas, ainda tinha chances de uma boa colocação no final. Não era pra eu ter feito a última parada. Temos que abrir o olho porque o japonês já abriu o dele”, brincou.

Mas o maior prejudicado pela estratégia de equipe foi Tony Kanaan. Correndo com uma lesão preocupante na mão direita e brigando pela liderança desde o início da prova, o piloto baiano tinha um dos carros mais rápidos do dia e tinha chances claras de vencer. No entanto, a telemetria do combustível no carro enganou o piloto e a equipe KV Racing, e Tony teve pane seca na 55ª volta, faltando 20 para o final, bem em frente às arquibancadas da reta do sambódromo. Aplaudido pelo esforço, Tony chorava enquanto era rebocado para os boxes.

“É difícil aceitar o que aconteceu”, lamenta Tony. “Eu também tenho o controle do nível do combustível e vi que estava baixando. Não sabemos realmente o que aconteceu, mas ninguém me deixou na mão. A gente perdeu. Os números no volante mostravam que a gente tinha mais do que a gente achou que tinha”, explica o piloto. Sobre as críticas feitas à KV Racing por jornalistas e pelo público, Tony contou que mantém o mesmo estrategista de provas desde os tempos da equipe Andretti-Green, equipe com a qual conquistou seu título em 2004. “A pessoa que faz minha estratégia é a mesma com a qual eu ganhei 12 das minhas 15 corridas na Indy”, disse.

Já Bia Figueiredo continua sua sina de problemas mecânicos com a equipe Dale Coyne. Apesar de se mostrar competitivo e permitir que a piloto competisse no meio do bolo, o carro de Bia mais uma vez a deixou na mão, logo na volta nº6. “Quando freei, não reduziu da sexta marcha para quinta. Fiquei em sexta, tentando reduzir de marcha. Minha esperança era eles me levarem para os boxes e me fizessem voltar. Quebrou o escapamento, afetou a caixa de câmbio e eu não conseguia mudar de marcha”, lamentou Bia. Foi a terceira quebra vez em quatro corridas neste ano.

A próxima corrida da temporada 2013 da Formula Indy é a tradicionalíssima 500 Milhas de Indianápolis, prova mais importante do calendário, que acontece no dia 26 de maio.
Resultado final da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé 2013:
1. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), 75 voltas
2. Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda), a 0s3463
3. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1s1376
4. Oriol Servià (ESP/Panther DRR-Chevrolet), a 1s1745
5. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), a 1s6516
6. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet), a 2s8119
7. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 3s5961
8. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet), a 4s2772
9. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 7s6331
10. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 9s0265
11. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 9s5135
12. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 10s4393
13. Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 11s1234
14. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), a 13s6406
15. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 13s7377
16. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 14s3517
17. James Jakes (ING/Rahal Letterman-Honda), a 19s8585
18. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 29s4261
19. Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet), a 54s7223
20. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 2 voltas
21. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 3 voltas
22. Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman-Honda), a 4 voltas
23. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 4 voltas
Não completaram
Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 18 voltas/motor
Bia Figueiredo (BRA/Dale Coyne-Honda), 6 voltas/câmbio