Os ônibus Mercedes-Benz O500 MA do Corredor TransOeste, primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro/RJ, foram equipados com a caixa automática ZF-Ecomat 4 de 6 marchas, especialmente desenvolvida para aplicações no transporte urbano. Segundo a fabricante dos câmbios, o modelo de transmissão foi escolhido pelas empresas de transportes que trabalharão no corredor, construído para atender às necessidades do transporte urbano de passageiros durante a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.
“Os ônibus que estão no corredor já atendem o novo padrão de emissões Euro 5 e foram equipados com a transmissão automática ZF-Ecomat por requerimento das empresas”, afirma Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios dos Sistemas de Transmissão do Grupo ZF. Ainda segundo a empresa, no Corredor TransOeste vão operar 87 ônibus das empresas Jabour e Pegaso que rodarão nos 56 quilômetros entre os bairros de Santa Cruz, Campo Grande e Barra da Tijuca, beneficiando 220 mil pessoas por dia.
Entre as vantagens mecânicas do câmbio ZF-Ecomat, Alexandre destaca, além das 6 marchas, o sistema de retardador primário integrado, que desacelera o veículo até 6 km/h, preservando freios e pneus, e o sistema Lock Up, que fecha o conversor de torque após tirar o veículo da inércia e auxilia diretamente na redução do consumo de combustível. A caixa ainda é equalizada para proporcionar a equação exata entre economia de combustível e desempenho. “Por conta das trocas de marcha nos momentos adequados, o motor trabalha em rotações mais baixas, reduzindo o consumo de combustível, e, ao mesmo tempo, proporcionando menor ruído e conforto tanto do motorista quanto para passageiros”, ressalta o gerente da ZF.