Para diminuir o impacto ambiental causado pela oficina mecânica, que naturalmente mexe com muitos resíduos poluentes, algumas medidas são fundamentais. A adoção da caixa separadora de água e óleo, junto com a destinação das embalagens de óleo e de lubrificante por empresas homologadas e a colocação de tapete de borracha no pátio de trabalho são recursos adotados pelas oficinas franqueadas da Rede Oficina Brasil.
O consultor da Rede, Antonio César Costa, explica que a pia utilizada pelos mecânicos para lavar as mãos sujas de graxa e óleo, está ligada à caixa separadora, que divide a água do material utilizado na oficina e dá destinos diferentes a eles. “A água limpa vai para o esgoto e a água suja com óleo, graxa e outros materiais, para um reservatório onde fica armazenada, que é limpo de tempos em tempos”, explica o consultor.
Outras duas medidas ainda estão em fase de estudos na rede de oficinas: a venda de óleo a granel (que evita desperdício de produto) e o kit emergencial ambiental para contenção de resíduos e coleta.
Tenho oficina quero faser contacao para colocar na oficina
Gostaria de saber qual a caixa separadora de água e oleo usada em Oficina mecânica mais indicada em custo benefício e que atende as normas exigidas pelos órgãos ambientais no estado de São Paulo.