Fábrica em Camaçari/BA será a primeira da BYD fora da Ásia
A primeira fábrica da BYD fora da Ásia promete gerar 10 mil postos de trabalho na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. A gigante chinesa deve investir R$3 bilhões de reais no complexo de Camaçari, possibilitando a retomada da produção industrial automotiva no Estado.
A empresa acredita que a promulgação da reforma tributária vai incentivar mais a produção automotiva nacional e o cenário econômico positivo do Brasil contribuem para os planos de investimento da BYD no país.
“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo. Consideramos a promulgação da Reforma Tributária favorável para poder tornar o ambiente brasileiro atraente para outros investidores financeiros, o que também impacta o mercado globalmente,” comenta o conselheiro especial da BYD, Alexandre Baldy.
A prioridade é valorizar a mão de obra local, através da capacitação e integração entre os trabalhadores brasileiros e chineses. Será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos diferentes tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades.
A partir de fevereiro de 2024 começam as obras de instalação da fábrica da BYD com a previsão dos primeiros carros ficarem prontos já no final do ano. Serão produzidos no complexo da BYD dois veículos totalmente elétricos e um híbrido. Para os elétricos, foram escolhidos o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, já o modelo híbrido, será produzido o Song Plus.
“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade”, destaca a Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas, Stella Li.