Bridgestone faz pesquisa sobre nova fonte de borracha natural

A Bridgestone vai realizar um amplo estudo dedicado ao desenvolvimento de um arbusto nativo que cresce no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México, chamado Guaiúle. A planta produz borracha natural em sua casca e nas raízes, com qualidades quase idênticas à borracha colhida das seringueiras, principal fonte utilizada na produção dos pneus atuais.

A divisão de operações da empresa na América, conhecida como Bridgestone Americas Tire Operations (BATO), está a procura de terras para estabelecer a fazenda piloto e construir o centro de pesquisa no sudoeste dos EUA. A pesquisa contará com uma equipe de pesquisas composta por cientistas agrícolas, engenheiros e técnicos de processo focados em tecnologias agronômicas. A instalação deve entrar em operação até 2014, e a produção de borracha deve começar em 2015.

A produção de da planta irá diversificar a fonte de borracha natural e reduzir a dependência atual sobre as seringueiras brasileiras, que tem uma área limitada de crescimento e é restrito a climas tropicais próximas ao Equador. Por outro lado, o Guaiúle é nativo aos climas de deserto com uma área de enorme potencial de crescimento. O grupo também está trabalhando para desenvolver pneus com 100% de materiais sustentáveis.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php