Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Pesquisa revela maior desejo de compra por carro usado

carro usado

Pesquisa aponta que 86% das pessoas que já têm carro buscam um usado para trocar o modelo em 2021; entre quem não tem carro, o volume é de 94%

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou os resultados de uma pesquisa realizada em parceria com a Webmotors sobre intenção de compra de veículos neste ano. O levantamento apontou que 75% dos entrevistados têm intenção de comprar ou trocar de carro ainda em 2021, com total de 4.240 respostas de usuários do aplicativo da Webmotors de todas as regiões do país –  7% informaram desistência de compra, e 18% prorrogaram a compra para 2022. Do total de entrevistados, 74% já têm carro e 26% ainda não tem. Em ambos os perfis, porém, o desejo de adquirir um carro usado é bem maior frente a quem quer um carro zero-quilômetro.

Desejos daqueles que já tem carro

Especificando os perfis, desses 74% que possuem carro atualmente, 73% têm a intenção de trocar o modelo até o final do segundo semestre do ano. Quanto ao desejo por um novo ou usado, 14% dos entrevistados pretendem comprar um modelo 0km e 86% buscam um veículo usado.

Entre os motivos listados que impedem ou impediram a compra até então, 58% citaram os preços altos e 29% as altas taxas de juros para o financiamento. Questionados sobre como pretendem comprar o carro, 55% responderam o financiamento parcial, 37% à vista e 5% para financiamento total.

Entre esse público, 16% responderam que queriam um hatch, 29% um sedã, 39% um SUV, 13% picape e 3% uma perua, van ou monovolume.

LEIA MAIS: Falta de semicondutores afeta indústria no Brasil

E quem ainda não tem carro?

Daqueles 26% que ainda não possuem carro, 80% afirmaram que pretendem comprar um até o final do ano. Nesse público, 6% pretende comprar um zero-quilômetro e 94% buscam um carro usado.

Para esses entrevistados, 63% alegaram que os preços altos são um impeditivo, e 37% afirmaram ser os juros altos. Sobre a forma de compra, 44% preferem o financiamento parcial, 27% à vista e 21% o financiamento total.

Sobre os tipos de carroceria, 36% querem comprar um hatch, 34% um sedã, 20% um SUV, 6% uma picape e 4% uma perua, monovolume ou van.

LEIA MAIS: Financiamento de usados com mais de 12 anos cresce 78,2%

Serviço por assinatura vai pegar?

Sobre os novos serviços por assinatura, 64% daqueles que já têm carro atualmente responderam que não assinariam esse tipo de serviço, 29% provavelmente o fariam e apenas 7% responderam que assinariam com certeza.

Já para o público que não tem carro ainda, 59% não assinariam um serviço de carro por assinatura, 32% provavelmente o fariam e apenas 9% responderam que adotariam essa modalidade com certeza.

Ou seja, isso demonstra ainda o baixo interesse do público brasileiro no serviço de carro por assinatura, mas com uma adesão maior por aqueles que não têm carro.

LEIA MAIS: Vale a pena adotar o carro por assinatura?

Eletrificação é o presente ou o futuro?

Com os anúncios de grandes planos de eletrificação por parte de todas as montadoras em todo o mundo e a chegada regularmente de novos modelos no mercado brasileiro, ainda é muito discutido quando o carro elétrico será uma realidade por aqui.

Na pesquisa, os entrevistados revelaram também sua preferência pelo tipo de combustível na escolha do próximo carro. Entre os dois perfis, de quem já tem e quem não tem carro, 67% querem comprar um modelo flex, 14% a gasolina e 12% a diesel, sendo que 4% responderam que querem um híbrido e apenas 0,8% querem um carro elétrico.

 

LEIA MAIS: 10 carros elétricos mais baratos do Brasil

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php