A Bosch ressalta a importância da revisão preventiva do sistema de ignição em época de férias. Localizada no cabeçote do motor, o item tem a função de levar a corrente elétrica necessária para dentro da câmara de combustão, iniciando assim a queima da mistura ar-combustível. Se o veículo está com dificuldades na partida, apresentando falhas nas acelerações e nas retomadas, a Bosch destaca que é hora de procurar um mecânico de confiança.

A falha do sistema de ignição provoca aumento do consumo de combustível e perda de potência. O tempo útil da vela varia de acordo com a intensidade de uso e é indicada uma verificação a cada 10.000 km rodados. Além disso, na hora da troca, o mecânico deve verificar a resistência e a utilidade do cabo de ignição, já que se esse item estiver avariado, poderá também danificar a nova vela.

O cuidado com o combustível que é colocado no carro também é um item importante, já que combustíveis adulterados ou de origem suspeita também podem danificar o funcionamento não só da vela, mas também de outros componentes, provocando problemas como o encurtamento da vida útil, superaquecimento das peças, entre outros.