Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Bosch recomenda avaliação periódica da Sonda Lambda

Com o objetivo de orientar os reparadores sobre as funções da Sonda Lambda, componente responsável pela medição da quantidade de oxigênio dos gases que saem pelo escapamento, a Bosch divulga dicas sobre como manter o item em boas condições. O dispositivo, que opera conforme a concentração de oxigênio entre o gás de escape e o ar externo, possui um sistema que envia sinais eletrônicos para a ECU (Unidade de comando), a fim de definir o volume de combustível a ser injetado pelas válvulas de injeção.

A durabilidade deste componente é longa quando o veículo realiza inspeções periodicamente. Entretanto, a marca aconselha que os mecânicos orientem os clientes a realizar uma revisão do item, em média, a cada 30 mil Km. Para evitar o desgaste prematuro, é indicado que seja feita a troca dos filtros, das velas e dos cabos de ignição e que o proprietário abasteça o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida.

Quando a Sonda Lambda apresenta problemas não é possível realizar a limpeza com intuito de reinstalá-la, já que sensor está localizado na parte interna do produto. Uma vez danificado, o problema só será resolvido com a substituição. Por esse motivo, a Bosch ressalta que o reparador deve sempre lembrar o condutor de realizar uma avaliação da sonda lambda, por ser um item que, quando opera em boas condições, garante economia de até 15% de combustível, maior potência ao motor e proteção ao meio ambiente.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php