A Bosch prevê crescimento moderado da economia para 2013 e, por isso, estima que suas vendas na América Latina cresçam cerca de 3% no período. De acordo com os números divulgados pela empresa, em 2012, o faturamento do Grupo Bosch na América Latina teve queda de 6,7%, registrando R$ 5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. As operações da Bosch no Brasil foram responsáveis por 82% do volume de vendas, segundo a empresa, atingindo R$ 4,1 bilhões, sendo 23% em exportações.
“O cenário econômico fez de 2012 um dos anos mais desafiadores para a Bosch no Brasil, principalmente para as divisões do setor automotivo, em especial no segmento de veículos comerciais e exportações”, avalia o presidente da Robert Bosch América Latina, Besaliel Botelho. “Em contrapartida, o desenvolvimento dos negócios nos demais países da América Latina mostrou-se consistente, com destaque aos negócios dos setores de bens de consumo e construção e tecnologia industrial”, conclui o executivo.
A Bosch tem 10.700 funcionários na América Latina, sendo 9.700 deles no Brasil. A empresa também está presente com unidades próprias na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá (centro de competência para a América Central e Caribe), Peru e Venezuela, além de contar com representações comerciais em outros países da América Latina como a Bolívia e Costa Rica.
Para 2013, a empresa planeja investir na região cerca de R$ 35 milhões na instalação de novas linhas de produtos com foco na expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos. Entre os investimentos programados para 2013, está o início da produção do Unit Injector para sistemas diesel, planejado para 2014. Os preparativos para a chegada dessa nova linha de produção começam ainda este ano na unidade da Bosch em Curitiba (PR). “Com a fabricação local deste produto, atenderemos a demanda de nossos clientes na região que utilizam o sistema em seus motores para estarem em conformidade com a atual legislação de emissões Euro V”, ressalta Botelho.