Em veículos usados habitualmente em centros urbanos, que não estão acostumados a situações adversas, é especialmente necessária a inspeção dos itens de segurança antes de pegar a estrada. Aspectos como alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria fazem toda a diferença na hora de enfrentar viagens longas e cansativas.
Cabe ao mecânico estar preparado para deixar o carro revisado e pronto para pegar a estrada, sem riscos. “As novas tecnologias automotivas exigem que as oficinas estejam preparadas para fazer o correto diagnóstico da falha e reparo dos veículos”, alerta o engenheiro de assistência técnica da Bosch, Daniel Lovizaro, que também ressalta a importância das oficinas contarem com equipamentos de teste e de diagnose capazes de fazer uma análise completa de todo o sistema eletrônico do veículo. O engenheiro faz outras observações que você confere abaixo:
Palhetas
Lovizaro recomenda que as palhetas sejam trocadas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas formação de faixas e riscos no para-brisa, ruído ou trepidação, formação de névoa, falhas na limpeza, lâmina quebradiça, torta ou rasgada. Na troca das palhetas é importante verificar a condição do motor do limpador, se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador. Nunca limpe as palhetas com querosene ou qualquer produto químico: utilize apenas um pano umedecido.
Filtros
A manutenção preventiva dos filtros de óleo, ar, combustível deve ser realizada sempre que necessário. Fazer a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como outros sistemas e peças do motor. Lovizaro aconselha que a troca destes componentes seja feita sempre de acordo com os prazos sugeridos no manual do fabricante do veículo.
Velas
Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo. Para evitar problemas, o mecânico deve recomendar ao seu cliente que abasteça apenas em postos de combustível confiáveis. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa podem causar superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos das velas.
Sonda Lambda
A sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento, melhorando a eficiência da injeção de combustível no motor. Para garantir o bom funcionamento da sonda Lambda, é necessária uma revisão a cada 30 mil km. Uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.
Freios
O sistema de freio deve ser verificado a cada 5 mil quilômetros, quando todos os componentes devem ser inspecionados visualmente. Na hora de substituir o fluido de freio, é importante levar em consideração a especificação correta. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança do veículo. Lovizaro adverte que, em caso de viagem, a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, para assentar as pastilhas.
Correia Dentada
Lovizaro aconselha realizar uma avaliação visual da correia dentada do motor a cada 10 mil quilômetros. A troca da correia deve ser feita ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, para garantir a eficiência e evitar o desgaste precoce da correia.