Por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, a Bosch destaca que, dentre os itens que precisam de atenção para a segurança do trânsito, está o sistema de iluminação dos veículos. A empresa destaca que, em más condições, os faróis podem ser um risco à segurança e, por esse motivo, é recomendado que sejam verificados periodicamente para assegurar a perfeita visibilidade do condutor, a correta iluminação das vias e ainda não ofuscar a visão de outros motoristas.
É importante que os mecânicos orientem os proprietários de veículos para que realizem a manutenção preventiva do sistema de iluminação, assim como dos demais itens do veículo, com a frequência recomendada pelo manual do proprietário.
De acordo com Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico Automotivo da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina, o motorista também precisa estar atento às condições do sistema elétrico, para evitar falhas no alternador, que é o responsável pela geração de energia elétrica no veículo com o motor em funcionamento. “Problemas neste item podem sobrecarregar a bateria, que terá que alimentar os faróis”, explica.
Outra dica é não esquecer os faróis ligados com o motor do carro desligado, pois, dependendo do período de tempo pode gerar uma descarga profunda da bateria, o que é normalmente resolvido com uma simples recarga. Porém, se isto ocorrer repetidamente, haverá uma redução da vida útil da bateria.
Além disso, Lovizaro também ressalta que é recomendado fazer o alinhamento dos faróis sempre que trocar as lâmpadas dos mesmos. “O alinhamento deste item garante a máxima eficiência do sistema e mais segurança para o condutor e demais motoristas”.