A Bosch e a Dana irão fazer apresentações técnicas durante no 16º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2007, evento que será realizado entre 28 e 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
A Bosch leva para o evento os sistemas DG Flex, Common Rail e Denoxtronic, tecnologias que visam tornar os veículos mais seguros e confortáveis, combinando maior desempenho do motor, além de menor consumo de combustível e de emissões de poluentes. A empresa comenta que o DG Flex permite que ônibus e caminhões circulem com a mistura do diesel e GNV. Após testes realizados pela empresa, os veículos que receberam o sistema apresentaram emissões totais inferiores às do motor original e a redução de particulados, por exemplo, chegou a 75%.
A empresa irá apresentar também alternativas para o controle da injeção diesel e contribuições para combustão e emissões (Euro 4) com a utilização de gerações modernas do sistema Common Rail. Dentre as principais características dessas novas gerações estão alta pressão de injeção (1600 a 1800 bar) e modulação da taxa de injeção, que contribui para melhora da eficiência de combustão e redução de emissões e ruídos.
A Dana, por sua vez, irá apresentar três papers, sendo um na área de suspensão e dois na de motores. Claudio Crivellaro, engenheiro da divisão de Soluções Estruturais da Dana, vai mostrar um trabalho técnico sobre a obtenção de um modelo matemático que gera o algoritmo de controle de um sistema de suspensão ativa. O título do trabalho é “Metodologia para obtenção de modelo veicular com 7 graus de liberdade para controle de sistema de suspensão ativa”.
O engenheiro Eduardo Gubbiotti Ribeiro, da divisão de Bombas da Dana, vai apresentar o trabalho “Válvula Elétrica para Controle da Temperatura do Sistema de Arrefecimento do Motor”. O paper aborda o desenvolvimento de uma válvula eletricamente acionada que ajusta a temperatura do motor conforme o tipo de combustível utilizado (nos sistemas flex fuel), pois para cada condição de operação existe uma temperatura de trabalho adequada.
O terceiro paper intitulado “Metodologia para Aumento da Durabilidade de um Mancal Central”, será apresentado pelo engenheiro Leandro Henrique Sanco, da divisão de Sistemas de Vedação. O trabalho demonstra como a análise do composto da borracha e a modificação da geometria do coxim pode resultar em melhor desempenho e maior vida útil do mancal central.