Durante a 24ª edição do Congresso SAE Brasil, que começa nesta terça-feira, 22, e vai até 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Bosch mostrará as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced Port Fuel Injection) e como tecnologia poder ser uma opção para a indústria automotiva brasileira que precisa localizar a produção para atender o Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta.
A Bosch explica que o Advanced PFI é um sistema de injeção que visa melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo de combustível em até 12% combinando 4 sistemas: dois injetores por cilindro, controle da vazão da bomba de combustível (conhecido como Decos – Demand Controlled Supply), injeção de combustível com válvula de admissão aberta (OVI) e o chamado Scavenging (lavagem do cilindro).
Dois injetores por cilindro (Twin-Injection): cada cilindro possui duas válvulas de injeção, posicionadas de forma otimizada, que reduzem a quantidade de combustível injetado e depositado nas paredes do coletor melhorando a mistura ar/combustível, como explica a Bosch.
Controle da vazão da bomba de combustível (Decos): na partida a frio do motor, a pressão do combustível é aumentada para 6 bar para proporcionar uma melhor vaporização e mistura do combustível. Isso melhora o desempenho do motor, além de significar menos combustível depositado nas paredes do coletor. Dessa forma, afirma a empresa, o sistema Advanced PFI da Bosch reduz as emissões de hidrocarbonetos em cerca de 20%m.
Injeção com Válvula de Admissão Aberta (OVI): neste contexto, o combustível é injetado durante o ciclo de admissão do motor. Como resultado, o combustível é vaporizado na câmera de combustão reduzindo a temperatura local, o que possibilita um aumento na taxa de compressão e consequente redução do consumo em até 2%.
Scavenging: através do controle das válvulas de admissão e escape, é possível fazer a troca completa dos gases na câmara de combustão (scavenging), aumentando o volume de gás queimado no sistema de escape. Este processo faz com que o tempo de resposta do turbo compressor melhore (reduz o “turbo lag”). A combinação de motor downsizing com turbocompressor e scavenging, pode proporcionar uma economia de combustível em torno de 10%.
Além de melhorar o rendimento do motor e diminuir o consumo de combustível, segundo a Bosch, a tecnologia Advanced PFI representa um avanço do sistema PFI (port-fuel injecton) que está presente em cerca de 60% dos novos veículos fabricados, ao mesmo tempo em que se aproxima do desempenho de um motor com sistema de injeção direta de combustível (GDI).
“Apesar da injeção direta possibilitar uma economia de até 15% no consumo de combustível, os componentes utilizados não devem ser nacionalizados no curto e médio prazos. Já o Advanced PFI utiliza componentes já fabricados no Brasil, sendo necessário realizar alguns ajustes no motor para incorporar tecnologias como, por exemplo, o uso de turbocompressor”, destaca Martin Leder, chefe de engenharia da divisão Sistemas a Gasolina da Robert Bosch América Latina.