A Bosch anunciou que trabalha no desenvolvimento de um sistema de assistência de direção para congestionamentos. De acordo com a empresa, o sistema terá a capacidade de frear, acelerar e controlar a direção de forma totalmente autônoma em situações de tráfego anda-e-para, em velocidades entre 0 e 50 quilômetros por hora.
A previsão é que a primeira geração da tecnologia entre em produção já no ano de 2014. “O sistema de assistência de congestionamento ajuda os motoristas a chegarem mais relaxados a seus destinos, até mesmo em situações de tráfego intenso”, afirma Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis System Control da Robert Bosch. A empresa considera que, somado aos outros sistemas de auxílio já existentes no mercado, o assistente de congestionamento é um passo rumo à total automação da condução do automóvel.
A Bosch explica que irá aperfeiçoar o sistema para que, nos próximos anos, possa monitorar velocidades maiores e trabalhar em situações de condução ainda mais complexas, com o objetivo de que a tecnologia atue também como um piloto automático em rodovias, transformando em realidade a direção totalmente autônoma.
“A condução totalmente autônoma avançará um passo de cada vez”, afirma Gerhard Steiger. Atualmente, o Piloto Automático Adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control) rastreia os veículos à frente e mantém distância e velocidade seguras entre o veículo da frente e o do condutor. A mudança de pista de forma automática é o próximo passo dessa tecnologia.
No entanto, a Bosch salienta que dois desafios importantes permanecem para se chegar à total autonomia de direção: a condução nos grandes centros urbanos, onde as funções automatizadas devem lidar com o tráfego intenso, que envolve um grande número de usuários circulando em todas as direções; e o desenvolvimento de um conceito para que as funções do sistema operem de forma confiável em todos os tipos de situações de condução.