A Bosch desenvolveu um sistema de freio ABS especialmente para uso em motos pequenas e scooters. Segundo a fabricante, a versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem, para controlar eletronicamente a roda dianteira da moto. O sistema está sendo desenvolvido em parceria com um fabricante de motos da Índia, e estima que a produção em série começará em 2013.
De acordo com a Bosch, a nova versão do sistema de ABS visa minimizar a situação crítica de frenagem com o travamento da roda dianteira, na qual o motociclista pouco pode fazer para corrigir. “Regular a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto”, diz o Dr. Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da Bosch no Japão, onde o sistema está sendo desenvolvido.
A Bosch explica que a unidade hidráulica da nova versão do sistema tem somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda dianteira é calculada por um sensor instalado na própria roda dianteira. Pode ser instalado um segundo sensor na roda traseira, assim, nesta configuração, a Bosch garante ser possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira.
O software para essa nova geração do ABS também foi pensado especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. “Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch. “O ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes”, conclui.