Bosch celebra recorde em fabricação de sistema para airbag

A Bosch comemora a marca de 100 milhões de unidades de comando para airbags fabricadas desde 1980, período em que a companhia iniciou a produção do componente em larga escala. De acordo com a empresa, cerca de 80% dos veículos novos fabricados no mundo são equipados com pelo menos um airbag.

Nos países emergentes, mais especificamente os que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a proporção é menor, apenas um para cada dois carros novos. No Brasil, a realidade deve mudar em virtude da resolução do Contran, publicada em 2009, que torna obrigatório o airbag nos carros novos a partir de 2011.

Para atender às necessidades do mercado de veículos de baixo custo comercializado nos países que integram o novo bloco econômico em ascensão, a Bosch criou uma versão light do sistema. A utilização do plástico na produção da carcaça da unidade garantiu a redução de peso e de custo do produto, sem qualquer perda em sua eficiência.

Segundo a empresa, o risco de lesões fatais em acidentes rodoviários na Europa dos anos 90 era duas vezes mais alto em relação a 2008. “A ampla introdução de airbags teve um impacto importante no número de fatalidades rodoviárias que foi reduzido pela metade desde então,” diz Werner Strut, presidente mundial da divisão Chassis Systems Control da Bosch.

O primeiro carro produzido em série e equipado com unidade de controle de airbag Bosch foi o sedan Mercedes-Benz Casse S. A unidade de controle pode comandar, além do airbag, outras funções de segurança e assistência ao motorista, como o ESP (programa eletrônico de estabilidade).

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php