Bosch apresenta temas de segurança no RS

Ontem, (07/05), durante o 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia, em Gramado/RS, que termina hoje, (08/05), o gerente de Engenharia de Aplicação da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina, Geraldo Gardinalli, apresentou temas como o uso do ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem no Brasil e o futuro da segurança ativa, hoje representado em todo o mundo pelo ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade.

Em sua geração 8, o ESP, modelo mais recente produzido pela Bosch, incorpora, além das funções do ABS, os benefícios do TCS – Controle de Tração, que garante uma aceleração estável e sem deslizamento das rodas. De acordo com a empresa, o principal benefício do ESP, em caso de manobras bruscas de emergência, é corrigir automaticamente a trajetória do veículo. “O sistema freia as rodas individualmente e gerencia a potência do motor de acordo com a necessidade”, explica Gardinalli.

A partir de novembro de 2011, o ESP deverá fazer parte de todos os novos projetos de veículos feitos pela Comunidade Europeia e equipar todos os veículos produzidos a partir de 2014. Já no Brasil, no mês passado, o Contran determinou, por meio da Resolução 312, que o ABS deverá ser obrigatório para todos os veículos novos produzidos a partir de janeiro de 2014, com introdução gradual a partir de janeiro de 2010. “O ABS, assim como o ESP, é um item de segurança ativa, isto é, que atua antes do acidente, contribuindo para evitá-lo e para salvar vidas”, finaliza.

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