A Bosch reforça o cuidado que se deve ter com estado das palhetas em temporada de chuvas. A empresa ressalta que a constante exposição às mudanças de temperatura, as substâncias corrosivas presentes no ambiente e a maior incidência de raios UV presentes na atmosfera, podem reduzir a vida útil deste componente. Outro ponto destacado pela Bosch é que as temperaturas mais elevadas propiciam o aumento na quantidade de insetos que podem se chocar contra o para-brisa, o que pode causar danos às palhetas.
“Nesses casos, quando o motorista usa o limpador para removê-los, a gordura presente nesses insetos, somada à trepidação gerada quando o item passa sobre eles abrevia a vida útil das palhetas”, avisa Vilmar Betarello, responsável pelo treinamento técnico comercial da Robert Bosch na América Latina. É importante que no momento da lavagem do carro a limpeza das lâminas de borracha seja feita somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.
Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do moto r do limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e conferir as condições do braço limpador. A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições:
No para-brisa
– formação de faixas e riscos
– ruído ou trepidação
– formação de névoa
– falhas na limpeza
Nas palhetas
– lâmina quebradiça
– lâmina torta
– lâmina rasgada