Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Bosch alerta para a importância do filtro de cabine na saúde dos ocupantes do veículo

Comparação entre um filtro de cabine novo (esq.) e outro usado
Comparação entre um filtro de cabine novo (esq.) e outro usado


A Bosch explica como a falta de manutenção do filtro de cabine (também chamado de filtro do ar-condicionado) pode ser prejudicial para motorista e passageiros do veículo. Segundo a empresa, o filtro de cabine é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso. Mantê-lo em boas condições é essencial para que o sistema de ar-condicionado funcione com eficiência, evitando maus odores e, principalmente, protegendo a saúde dos ocupantes dos veículos contra contaminantes atmosféricos.

“Conferir o estado do filtro e efetuar a troca periodicamente é imprescindível para a saúde, segurança e o bem-estar dos ocupantes dos automóveis. Pensando nesta necessidade, a Bosch desenvolve produtos com qualidade e tecnologia capazes de reduzir a concentração de partículas e resíduos cancerígenos derivados da combustão e do ar aspirado da atmosfera”, destaca Fábio Juliato, gerente de marketing da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch. Segundo Fábio, a concentração desses poluentes é ainda mais alta no interior da cabine do veículo e chega a ser até seis vezes superior em relação ao ar externo.

Diretamente relacionados à qualidade do ar, que pode interferir na saúde dos motoristas e passageiros, os filtros de cabine contribuem para evitar possíveis complicações respiratórias, principalmente para quem passa horas no trânsito, portanto, é indicado conferir e trocar este componente a cada 10 mil quilômetros, seis meses ou conforme indicado pela montadora do veículo. “Vale ressaltar que o período de substituição do item pode variar de acordo com o local onde o veículo trafega. Em estradas de terra, por exemplo, as trocas do filtro de cabine devem ser mais frequentes”, explica Fábio.

Paralelamente a troca dos filtros, ao realizar a manutenção preventiva outras ações são importantes para garantir o pleno funcionamento do ar-condicionado e prevenir problemas de saúde, entre elas realizar a higienização do sistema, finaliza a Bosch.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php