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BorgWarner produz correntes de sincronismo para motores Fiat GSE

Exemplo de sistema de sincronismo de motor por corrente
Exemplo de sistema de sincronismo de motor por corrente

A BorgWarner anunciou novidades nas linhas de produção de sua unidade de Itatiba/SP. Entre elas, o início da fabricação das correntes de sincronismo para os novos motores Fiat GSE, que substituirão a linha Fire em breve. “Esses motores já estão sendo produzidos em Betim”, contou Wilson Lentini, representante da unidade Morse Systems da BorgWarner no Brasil.

A fábrica de Itatiba, atualmente, possui capacidade para produção e montagem de correntes, tensionadores hidráulicos, rodas dentadas e acessórios para até 550 mil motores por ano. Porém, a empresa afirma estar negociando com outras montadoras e está investindo para dobrar esse número até o primeiro semestre de 2017.

Linha de produção da BorgWarner em Itatiba/SP tem previsão de grande ampliação em breve
Linha de produção da BorgWarner em Itatiba/SP pode passar por grande ampliação em breve


Já para 2018, a BorgWarner planeja superar a capacidade total superior a 1 milhão de unidades por ano, com o início da produção do VCT (Variable Cam Timing), sistema de variação de tempo de abertura de válvulas. “Com a instalação da Morse Systems no Brasil esperamos nos tornar, nos próximos cinco anos, o principal fornecedor local de sistemas de sincronismo do motor, além de entrar no mercado de VCT”, destaca Wilson Lentini.

Embreagens viscosas

Outra novidade da unidade de Itatiba é a divisão Thermal, que planeja dobrar o volume de produção com os novos contratos em negociação. Em visita à fábrica, a BorgWarner apresentou modernizações na sua linha de produção de embreagens e ventiladores, apontando o alto grau de automação das montagens durante o processo de fabricação. A linha de montagem da embreagem viscosa Visctronic tem capacidade para produzir mais de 360 mil peças por ano.

Voltada para aplicação em veículos diesel (desde picapes até caminhões pesados), a Visctronic permite controlar a velocidade do ventilador do arrefecimento de forma mais eficiente, de acordo com as necessidades de trabalho, roubando menos energia do motor e, consequentemente, proporcionando economia de combustível e redução na emissão de poluentes. Essa tecnologia utiliza um software para se comunicar com a ECU do motor e responder constantemente às necessidades de arrefecimento.

Linha Thermal de ventiladores e embreagens viscosas para arrefecimento
Linha Thermal de ventiladores e embreagens viscosas para arrefecimento

A divisão Thermal da BorgWarner também se prepara para a introdução no Brasil das bombas de água com acionamento inteligente, que podem ser viscoso, elétrico ou ambos. Segundo a empresa, o design dessas peças é focado em uma forte redução de consumo, chegando a 1% ou até 1.9%. O produto já é produzido em série na Europa e está sendo apresentado aos principais clientes da empresa no Brasil.

“Para nós, a produção local e a liderança do mercado é motivo de orgulho, ainda mais por fornecer um produto que auxilia os fabricantes de veículos a cumprir as normas de emissões, que estão cada vez mais exigentes”, declara Fabio Lupano, responsável pela unidade Thermal Systems.

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