Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

BorgWarner investe em linhas de turbos no Brasil para motores Euro 5

Em 1º de janeiro de 2012, começa a valer a norma de emissões Proconve 7 (ou apenas “P7”, equivalente à Euro 5) para motores a diesel. A partir dessa data, não poderão ser vendidos caminhões, ônibus e máquinas agrícolas que não atendam às especificações da nova lei. Para se adaptar às necessidades dos novos motores que entrarão no mercado, a fabricante de turbos BorgWarner estima que investiu R$ 15 milhões em desenvolvimento e validações de produtos, atualização de maquinários e aumento da capacidade produtiva de sua fábrica em Campinas/SP.

De acordo com a empresa, para atender seus clientes (Mercedes-Benz Brasil, MAN, MWM, Iveco, Ford e Mercedes-Benz Argentina), a BorgWarner Brasil está trabalhando há três anos no Projeto Euro 5, construindo três novas linhas de montagem e atualizando outras duas. O diretor geral da BorgWarner Brasil, Arnaldo Iezzi Júnior, estima que a partir de 2012, os turbos Euro 5 serão responsáveis por 80% da produção da empresa. “Os dos motores atuais continuarão a ser produzidos para mercados externos e para a reposição”, garante. O diretor também ressalta que a divisão de remanufaturados da empresa já possui condições técnicas para trabalhar com turbos Euro 5.

A empresa informa que os motores diesel Euro 5/P7 precisam estar dentro dos níveis destas emissões de poluentes: CO (monóxido de carbono), até 1,5 g/kWh; HC (hidrocarbonatos) até 0,46 g/kWh; NOx (óxidos de nitrogênio) até 2,00 g/kWh; e material particulado até 0,02 g/kWh. A norma também exige a produção e a utilização do diesel com menor porcentagem de enxofre, o S-50. A BorgWarner ressalta que o turbo de um motor tem importância fundamental no atendimento às leis de emissão de poluentes, já que ajuda a promover uma queima mais limpa e completa do diesel. Atualmente, segundo dados da empresa, 95% dos caminhões possuem motores com turbo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php