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BorgWarner e GAC Motors firmam parceria em tecnologia de acionadores

iCTA BorgWarner

Enquanto a BorgWarner fornecerá a tecnologia, a GAC irá produzi-la em massa a
partir deste mês

 

A BorgWarner e a GAC Motor se tornam parceiras na incorporação da nova geração de acionadores CTA − acionadores inteligentes de torque de came (iCTA) − aos motores a combustão da GAC e alguns modelos com aplicações híbridas.

O iCTA é um dispositivo que controla a sincronização do motor a uma taxa de atuação rápida com baixa oscilação. Ele será instalado primeiro no novo SUV compacto da GAC, o GS3. A empresa chinesa iniciou a produção em massa com essa tecnologia BorgWarner em junho.

As empresas comentam que a novidade é um ótimo complemento para a tecnologia de comando de válvula variável da BorgWarner, pois o iCTA combina os melhores atributos das tecnologias de acionamento de torque de came (CTA) e da assistência de torção (TA) para melhor eficiência e economia de combustível, oferecendo às montadoras a oportunidade de enfrentar a exigente norma Euro VI.

Segundo a BorgWarner, os acionadores inteligentes de torque de came permitem que o motor seja ajustado para a abertura e fechamento ideais das válvulas, a fim de maximizar o fluxo de ar quando o motor precisar e minimizá-lo quando não precisar. Recirculando o óleo dentro do atuador, o iCTA reduz a demanda de óleo e as perdas parasitárias do motor em relação às soluções de concorrentes para os motores de 3 cilindros (I3) em linha. À medida que o eixo de comando gira, ele oscila devido ao torque do came e o iCTA captura este torque e utiliza sua energia para aumentar a energia da bomba de óleo do motor.

A tecnologia, que pode ser usada em qualquer configuração de motor: de I3 (3 cilindros), I4 (4 cilindros) a V6, atua em conjunto com controles de solenoide de força variável montados na frente e uma válvula de carretel montada no centro, dentro do parafuso, que liga o acionador ao eixo de comando. Além disso, oferece uma tecnologia opcional de bloqueio intermediário (MPL) passivo que garante um retorno seguro do travamento à posição intermediária para partidas confiáveis do motor sob qualquer condição de operação.

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