Anunciada durante a construção da fábrica de Itatiba/SP em 2011, a linha de montagem da BorgWarner para a fabricação de variador de fase do eixo comando de válvulas começa a operar para valer a partir de 2019. Assim, se torna a primeira empresa a produzir esse componente em território nacional. Em veículos de passeio, comumente se utiliza as siglas VCT (variable camshaft timing) ou VVT (variable valve timing) para denominar a existência de sistemas de variação de tempo de abertura das válvulas.
Segundo o diretor geral das operações brasileiras da BorgWarner, Vitor Maiellaro, todo o maquinário necessário já está instalado e, atualmente, se encontra em testes de produção. As peças têm como destino a aplicação em linha de montagem, mas a fabricante cliente não foi revelada.
A mesma unidade da BorgWarner no interior paulista produz turbos para leves e pesados, sistemas de sincronismo do motor por corrente (correntes, tensionadores hidráulicos, rodas dentadas e demais acessórios) e embreagem viscosa Visctronic para sistemas de arrefecimento, além de um centro de engenharia para pesquisa e desenvolvimento de novos componentes automotivos, que agora também conta com dinamômetro para veículos leves.