BorgWarner completa 45 anos no Brasil

fábrica BorgWarner em Itatiba

Presente no País desde 1975, a empresa fornece para diversas montadoras de leves e pesados, além do mercado de reposição

 

A BorgWarner comemora seus 45 anos de operações no Brasil, com fábricas em Itatiba e Piracicaba (SP) e Brusque (SC), focadas na produção de turbocompressores, embreagens viscosas e ventiladores, correntes de sincronismo, componentes para o sistema de injeção, motores de partida e alternadores, atendendo às principais montadoras além do mercado de reposição nacional e sul-americano.

“Estamos muito orgulhos pelos 45 anos no Brasil. Para nós, trata-se de um importante marco na história da BorgWarner, comprovando a nossa constante evolução ao longo desse período, sempre com foco na busca por novas tecnologias, qualidade, parceria e proximidade com os clientes. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com soluções eficientes e sustentáveis”, diz Vitor Maiellaro, gerente-geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil. No mundo, são 48 mil colaboradores que atuam em 99 locais de 24 países.

A empresa destaca as conquistas de 2020, como a preparação para atender os projetos Euro 6 de montadoras de veículos comerciais, além da ampliação no fornecimento de turbo para veículos leves e o início da produção de motor de partida stop/start em Brusque, que começará o fornecimento no próximo ano. Impossível não citar a recente aquisição da Delphi Technologies, que fortalecerá a capacidade e escala de produtos eletrônicos e eletrônica de potência.

Trajetória no Brasil

A BorgWarner iniciou suas atividades no Brasil com a produção de turbocompressores para motores a diesel de veículos comerciais. Em 1999, a empresa se une à 3K-Warner para formar a BorgWarner Brasil Ltda, mesmo ano em que foi comprada a divisão Fluid Power, da Eaton, fazendo com que a fábrica de ventiladores e embreagens para motores diesel da Eaton em São José dos Campos (SP) se transformasse em BorgWarner e fosse transferida para Campinas (SP).

A linha de produtos remanufaturados teve início em 2001 e, em 2004, começa a fabricação de turbocompressor com tecnologia R2S, duplo estágio, voltada para exportação. Em 2015, foi inaugurado o Tech Center, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, na planta de Itatiba (SP), tornando-se a pioneira a produzir no Brasil turbocompressor para carros de passeio com motor flexfuel. Mundialmente, a BorgWarner Inc. adquire a marca Delco Remy.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php