A BorgWarner comemora sua participação no 15º Congresso SAE Brasil – mostra de tecnologia automotiva encerrada na última quinta-feira (23/11) em São Paulo -, com a perspectiva de novos negócios, além do desenvolvimento de outros produtos.
No estande da empresa, turbos, ventiladores e embreagens viscosas atraíram o interesse dos visitantes, sendo que o destaque foi o lançamento do turbocompressor K14 (foto ao lado), composto de carcaça central refrigerada a água para aplicação em motores movidos a gasolina.
Outras atrações no estande foram os turboalimentadores alemães KP 31, do Smart, o menor turbo produzido pela empresa e o K365, que é utilizado em caminhões na Fórmula Truck. Na linha de turbos nacionais estava exposto o R2S – 4.5 V6, biturbo exportado para caminhões International nos Estados Unidos.
A linha de sistemas de ventiladores e embreagens, por sua vez, mostrou o conjunto S800 (ventilador MD9 RF) com 704 mm, de rotação horário e embreagem S800 para aplicação; ventilador HD11; ventilador MD9 RF 704 mm rotação horário; embreagem S800 rotação horário – todos para aplicação em caminhões pesados; embreagem S525, em corte, para aplicação em picapes e caminhões leves; e embreagem S660 também para caminhões leves.
“Consideramos a SAE uma referência para o setor na questão de novidades tecnológicas. O evento tem ampla dimensão e atinge todo o público da indústria, além da excelente qualidade dos trabalhos técnicos apresentados durante o Congresso. Embora a SAE não seja uma feira de negócios, ela contribui para o início de novos contatos e fechamentos de parcerias. Temos a possibilidade de fazer em três dias, o que na realidade levaríamos três meses”, disse Sérgio Castione Veinert, gerente-geral da BorgWarner Brasil