Principal novidade da empresa é apresentada no Salão E-MOB 2024
Pela primeira vez no Brasil, a BorgWarner apresenta soluções de recarregamento DC com faixa de potência escalável de 120 kW até 600 kW.
A novidade para o mercado brasileiro foi apresentada durante o E-MOB – São da Mobilidade Verde & Cidade Inteligentes, que ocorre no São Paulo Expo, localizado na capital paulista, entre 22 e 25 de outubro.
O sistema de carregamento rápido da BorgWarner pode ser construído a partir de um design modular que compõe sistemas de conversão de energia (PCS) separados e distribuidores de energia (dispenser) que podem ser instalados a até 150 metros de distância, como também módulos integrados com sistema de conversão de energia e distribuidores num mesmo equipamento.
“Temos um portfólio completo de soluções de recarga rápida, e nossa intenção é começar a disponibilizar de acordo com a demanda da região a diversos usos, desde frotas de ônibus e veículos comerciais a máquinas dos setores de construção, industrial, portos e aeroportos”, afirma o Diretor Geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil, Marcelo Rezende. “Nossa estratégia é atender às necessidades desse mercado com o nosso diferencial que é atendimento, suporte e serviço local, estruturando os planos para produção no país”, completa.
Além dos recarregadores rápidos, também está exposto o sistema de baterias para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.
A empresa expõe ainda as tecnologias para híbridos e elétricos, como o eFan de Alta Voltagem e o Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH).
O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos a bateria ou com célula de combustível.
Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar ajudar na eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.