A BorgWarner amplia sua oferta de motores elétricos com a introdução de seu novo motor 146 com haste de alta tensão (HVH), que deve entrar em produção em um veículo híbrido leve de passeio em um grande OEM no início de 2020.
Esse motor elétrico se une à família de motores da série HVH patenteados e versáteis da BorgWarner, disponíveis como motores com estrutura completa ou conjuntos de rotor/estator. Projetados para serem flexíveis, os motores da série HVH vêm em uma variedade de configurações e oferecem saída e torque escaláveis.
A empresa esclarece que o HVH 146 é um motor elétrico de ímã permanente, mais adequado à integração com acionamento por correia em P0 em aplicações de veículos elétricos híbridos (HEV), onde seria colocado um alternador tradicional. Ele é montado na frente do motor por meio de um sistema de correia de alta tensão que permite operar com altos níveis de potência e velocidades de até 16.500 rpm.
Além de ser usado como um dispositivo stop/start, ele também pode ser usado para carregar regenerativamente a bateria quando o veículo estiver travando ou parando. O motor elétrico HVH 146 também fornece um torque máximo de 65 Nm, além de 95% de eficiência máxima, fornecendo energia auxiliar limpa para maior autonomia. Capaz de fornecer potência máxima de 35 kW e torque máximo de 65 Nm, pesando apenas 14 kg, alcança mais que o dobro da relação potência/peso de um alternador tradicional.
Desenvolvido como uma solução para OEMs, o motor foi projetado para fácil integração e possui um pacote compacto com conectores de alta e baixa tensão, bem como conexões para refrigerante necessárias. A série HVH utiliza um fio retangular moldado com precisão e várias camadas de “hastes” entrelaçadas ao invés dos tradicionais fios de enrolamento redondos. Esse método, juntamente com o tamanho do fio, permite que o motor atinja maior densidade e eficiência de energia. Suas propriedades refrigeradas a água também aumentam sua capacidade de densidade de potência.
Inicialmente lançado em um veículo híbrido leve de passeio, o HVH 146 da BorgWarner também pode ser aplicado ao mercado de veículos comerciais. Além disso, ele pode ser feito sob medida para atender a requisitos específicos e ser utilizado em várias posições, além de P0, em um veículo híbrido.