Boas curvas com o Uno Sporting

Versão top de linha do Novo Uno compensa na dirigibilidade o que falta em motor. Modelo teve o sistema de suspensão modificado para ganhar uma tocada mais esportiva e segura

Texto: Fernando Lalli

Quando o Novo Uno chegou em 2010, o modelo impressionou pela ousadia do design, indo na contramão de seus concorrentes do mercado ao apresentar um estilo inconfundível. As diversas opções de configuração dão ainda mais opções a quem busca um carro popular com personalidade própria, mas é a versão esportiva do modelo que lhe parece cair mais naturalmente, realçando o apelo naturalmente jovem de suas linhas.

9434

O Fiat Novo Uno Sporting conserva a descontração do Novo Uno e reforça o lado esportivo do modelo. Apesar de o motor Fire 1.4 EVO ser o mesmo que equipa outras versões mais comportadas (se é que esse é um adjetivo aplicável ao modelo), a suspensão recalibrada se encarrega de dar ao Sporting um comportamento dinâmico mais condizente com sua personalização agressiva. Nas ruas ou na estrada, o motor tem um desempenho razoável, mas o conjunto vai muito bem nas curvas, sensivelmente mais estável que as outras versões da gama.

9435

A Fiat detalha o processo de retrabalho da suspensão do Sporting, destacando que o sistema foi calibrado para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir maior sensação de esportividade e segurança. Os amortecedores também foram modificados para deixar o carro mais firme no solo. Já a altura em relação ao solo foi reduzida em 20 mm, enquanto as molas ficaram mais rígidas, projetadas com a técnica “side-load” para otimizar o funcionamento da suspensão, reduzindo as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos, o que resulta em melhor absorção da aspereza do solo.

Para diminuir a rolagem da carroceria, a barra estabilizadora dianteira ficou mais grossa, com diâmetro aumentado de 17 mm para 18 mm tem maior diâmetro, e o eixo traseiro ganhou maior rigidez torcional. Os pneus também ficaram mais largos, com medida 185/60 R15, que calçam devidamente as rodas de liga leve de 15 polegadas. Tudo isso, segundo a fábrica, para que as suspensões do Uno Sporting tivessem menor tempo de resposta à direção e menor inclinação nas curvas, além de evitar sustos em manobras no limite da aderência. O resultado é um carro firme e esperto em manobras curtas, sem comprometer o conforto em ruas de pavimento mais irregular.

9437

Uma das medidas para manter o conforto à bordo foi a adoção de coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor. De acordo com a Fiat, o componente combina borracha altamente elástica com o componente hidráulico para que o coxim consiga proporcionar alta rigidez nas baixas frequências e baixa rigidez em médias e altas frequências, reduzindo o ruído e a vibração do motor de forma mais efetiva do que os coxins convencionais.

Visual chamativo
Para se distinguir dos outros modelos da linha, por fora, além das rodas maiores, o Uno Sporting recebeu aerofólio traseiro, spoilers nos para-choques dianteiro e traseiro, ponteira dupla de escapamento, faróis com máscara negra, anéis da grade anterior em vermelho, faixas e “minissaias” laterais, bordas das caixas de rodas e revestimento das colunas das portas em preto, além do logo “Sporting” nas laterais e traseira do carro.

9438

Em seu interior, o painel recebeu revestimento que imita fibra de carbono, mostradores personalizados com as cores laranja e vermelha, bancos com tecido exclusivo e bordado “Sporting”, computador de bordo e volante em couro, ambos de série. Mas se o dono do Uno Sporting quiser se diferenciar ainda mais, a Fiat oferece duas opções de personalização: a Sport, que traz adesivos para os para-lamas e tampa traseira mais badge para coluna C; e a Exclusive, que é composto de volante em couro exclusivo com detalhes laranja, tecidos para os bancos também com detalhes laranja e pinturas internas na cor cinza, além do tapete em carpete exclusivo.

Caso não seja suficiente, há mais itens de personalização nas concessionárias, que oferecem capas de espelhos retrovisores, capa das maçanetas externas das portas, pomo do câmbio, acabamento do freio de mão, moldura do painel de instrumentos, faixas decorativas e pedaleiras esportivas, além de acessórios como alarme, parafuso antifurto das rodas e protetor de cárter.

9436

À parte de toda essa oferta, os equipamentos de série que a Fiat lista para o Sporting incluem direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Opcionalmente, o modelo pode contar com o HSD (High Safety Drive ― airbag duplo + freios com sistema ABS), ar condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB.

A Fiat dispõe oito cores diferentes para o Sporting, sendo três exclusivas: Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e a nova Laranja Nemo, todas sólidas. As demais são a sólida Branco Banchisa mais quatro metálicas: Prata Bari, Cinza Cromo, Cinza Scandium e Preto Vesúvio. Mas, não importa a cor, dificilmente a versão Sporting passará despercercebido na rua, por mais popular que o Novo Uno esteja se tornando.

9433

Ficha Técnica
Fiat Novo Uno Sporting

Motor
Posição: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 72,0 x 84,0 mm
Cilindrada total: 1.368,3 cm³
Taxa de compressão: 12,35:1
Potencia máxima: 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) – 88 cv / 5.750 rpm (etanol)
Torque máximo: 12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) – 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)
Número de válvulas por cilindro: 2
Eixo de comando de válvulas: Um no cabeçote

Ignição
Tipo: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Alimentação
Combustível: Gasolina/Etanol
Injeção eletrônica : Magneti Marelli, multiponto, sequencial

Câmbio
Número de marchas: 5 à frente e uma à ré
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Relação do diferencial: 4,357

Relações de transmissão
1ª: 4,273
2ª: 2,238
3ª: 1,444
4ª: 1,029
5ª: 0,872
Ré: 3,909

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico

Sistema de Freios
Serviço: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: A disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira
Tipo: MacPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversais
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal

Suspensão traseira
Tipo: Com eixo de torção e rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal

Direção
Tipo: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva : 9,8 m

Rodas
Aro: 6,0JX15”
Pneus: 185/60 R15

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 944 Kg (2 portas) / 955 Kg (4 portas)
Capacidade de carga: 400 Kg
Carga máxima rebocável (s/freio): 400 Kg

Dimensões externas
Comprimento do veículo: 3.770 mm
Largura do veículo: 1.673 mm
Altura do veículo (vazio): 1.487 mm
Distância entre-eixos: 2.373 mm
Bitola dianteira: 1.430 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Altura mínima do solo (vazio): 170 mm
Volume do porta-malas: 280 litros (290 litros c/inclinação de bancos traseiros e 690 litros c/bancos traseiros rebatidos)
Tanque de combustível: 48 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 170 km/h (gasolina) / 172 km/h (etanol)
0 a 100Km/h: 11,5 s (gasolina) / 11,2 s (etanol)

Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo estrada: 17,7 km/l (gasolina) / 12,2 km/l (etanol)
Ciclo urbano: 13,2 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php