Novos motores de sexta geração têm até 40% menos perdas energéticas
A BMW começou a produção em série de seu motor elétrico de sexta geração (Gen6) em sua fábrica em Steyr, na Áustria. O componente será equipado nos veículos da nova plataforma Neue Klasse, prevista para estrear no final desse ano. O projeto de produção havia sido anunciado em 2022 e recebeu investimentos de mais de um bilhão de euros.
Além dos motores elétricos, a planta vai continuar a produzir motores a diesel e gasolina, mantendo a estratégia chamada de “abertura tecnológica” pela marca. Segundo a fabricante alemã, a expectativa é que até 2030 cerca de metade dos 4 mil funcionários da fábrica estejam direcionados para a produção dos motores elétricos.
Os principais componentes do motor elétrico de sexta geração, incluindo rotor, estator, transmissão e inversor, serão fabricados em Steyr, enquanto o alojamento do motor elétrico será produzido na planta de Landshut, na Alemanha, e finalizado na Áustria.
A nova geração de motores elétricos utiliza arquitetura de 800 V, que melhora a eficiência energética e desempenho. Há também semicondutores de carboneto de silício (SiC) no inversor, que reduz as perdas de energia durante a conversão elétrica.
De acordo com a BMW, os motores elétricos Gen6 apresentam 40% menos perdas energéticas, 20% de redução de custos e 10% de diminuição no peso em relação aos de quinta geração. O primeiro veículo a usar o novo motor será o iX3 50 xDrive, que terá autonomia de até 800 km no ciclo WLTP.






