Pressão insuficiente afeta o desempenho e acarreta falhas no propulsor
Responsável por elevar a pressão do combustível proveniente da bomba de baixa pressão para níveis adequados para realizar a sua queima, a bomba de alta pressão tem papel fundamental no funcionamento correto do motor. Caso haja pressão insuficiente, pode haver falhas na aceleração, potência reduzida, aumento no índice de emissão de poluentes e até mesmo quebras no propulsor. Assim, a Revista O Mecânico traz o procedimento de verificação do funcionamento desse componente.
O motor 2.8 diesel, proveniente da MWM, possui 132 cv a 3.600 rpm e permaneceu em linha nos modelos Chevrolet de 2000 a 2010. O torque máximo é de 34 kgfm. Ele possui três válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e uma para escapamento, configuração essa que equilibra o torque em baixa rotação com a potência em alta. A bomba de alta pressão que equipa esse motor é a CP3.
A falta de estanqueidade na bomba de alta pressão pode ocorrer principalmente devido ao desgaste no assento da carcaça ou das esferas. Esquematicamente, as principais peças que compõe essa bomba são a conexão de alta pressão (A), a superfície de assento das esferas (1) e bujão de fechamento das válvulas de alta pressão (2), conforme imagem abaixo.
Para realizar o teste, será utilizado o equipamento EPS 100. Primeiro, é preciso ligar a porca do tubo desse equipamento (2) na conexão de saída de alta pressão da bomba de combustível (1) que vai para o rail. Depois, solte o tubo e feche o registro, acionando a alavanca do aparelho de teste até eliminar o ar do sistema. Feito isso conecte o tubo novamente.
Abra o registro em 1 / 4 de volta, testando a bomba em três etapas. Em cada uma delas será preciso colocar um determinado nível de pressão e aguardar cerca de 30 segundos, verificando se ela não fica abaixo do recomendado. Na primeira serão 100 bar de pressão e ao final dos 30 segundos a pressão medida não pode ser inferior a 80 bar. Já na segunda etapa, o valor de pressão será 200 bar, com o mínimo aceitável sendo 180 bar ao final do tempo preconizado. Para finalizar, a pressão será de 400 bar, devendo a pressão mínima ao final do prazo ser igual ou superior a 380 bar.
Ao final dos testes, caso a bomba de alta pressão apresente valores inferiores ao mínimo ela deverá ser substituída ou reparada. Na reparação, o mecânico deve ter cuidado, visto que caso haja vazamento de combustível podem existir incêndios e riscos de vida aos ocupantes.
Créditos: Mecânico Pro