Bieleta da barra estabilizadora: veja os sinais de problemas

Comportamento do veículo em curvas pode ser afetado por desgaste no componente

A bieleta é um componente essencial no conjunto de suspensão, conectando a barra estabilizadora no amortecedor ou bandeja, reduzindo a rolagem da carroceria e melhorando a dinâmica do veículo. Pensando nisso, para ajudar a identificar problemas nesse componente, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de defeitos na bieleta da barra estabilizadora.

Um dos principais indícios de problemas na bieleta são ruídos metálicos ao trafegar por irregularidades, como lombadas ou buracos. Esses barulhos, que podem ser rangidos, estalos ou batidas secas, costumam indicar folga nos pivôs ou rompimento das buchas de borracha da bieleta. Os ruídos são mais perceptíveis em baixas velocidades ou ao manobrar.

Outro sintoma possível é a sensação de instabilidade do veículo, principalmente em curvas e acompanhado de inclinação lateral excessiva. Isso pode ser causado pela perda da função da barra estabilizadora, por não estar corretamente fixada pela bieleta.

Para realizar o diagnóstico do componente, o primeiro passo é analisar visualmente a bieleta, verificando se há folgas excessivas nos pivôs ou rachaduras nas borrachas de vedação. Um teste manual que pode ser feito é movimentar a bieleta procurando por folgas anormais ou ruídos, visto que qualquer movimento axial ou radial excessivo é um indicativo de que o componente perdeu sua eficiência.

Cofap bieletas

Por fim, a troca da bieleta é fundamental no caso de desgaste avançado, visto que o componente pode se soltar completamente com o veículo em movimento, comprometendo o funcionamento da barra estabilizadora e afetando a dinâmica de condução, o que pode causar um acidente. Dessa forma, a substituição preventiva é sempre recomendada nos primeiros sinais de desgaste, e deve ser feita em pares para manter o equilíbrio da suspensão e não alterar o comportamento do veículo.

 

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