Ruídos podem ser provocados por amortecedores, barra estabilizadora, buchas, pivôs ou coxins desgastados
Quando falamos sobre o sistema de suspensão de um veículo, o conjunto dos amortecedores são os protagonistas, porém, barulhos provenientes do sistema pode estar ligado a outros componentes.
Os ruídos podem ser um sinal de alerta de que há componentes danificados, como amortecedores, barra estabilizadora, buchas, pivôs ou coxins.
Amortecedores podem ocasionar barulhos por estarem desgastados por causa do tempo de uso ou comprometidos. Já as buchas de bandeja e pivôs, podem apresentar ruídos quando apresentam folgas. Molas quebradas ou coxins do amortecedor desgastados, também são fontes de ruídos, principalmente se o veículo trafega por pisos irregulares.
A barra estabilizadora, que tem a função de ajudar no controle do movimento da carroceria, principalmente em curvas, pode gerar barulhos provenientes das buchas e bieletas (que são instalados no componente) quando estão deterioradas ou com folgas.
Os coxins dos amortecedores, que conectam a suspensão à carroceria, também podem causar barulhos quando desgastados. Além disso, há coxins que isolam a carroceria do motor, os quais, quando comprometidos, também ocasionam ruídos.