Componente liga volante às rodas e exige inspeção periódica para evitar folgas e desgaste irregular dos pneus
A barra de direção é responsável por transmitir o movimento do volante às rodas, a barra de direção integra o sistema de direção e influencia a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. A identificação de sinais de desgaste e a substituição correta da peça evitam falhas no sistema e danos a outros componentes.
Segundo o especialista, caso a barra de direção necessite de substituição, é necessário utilizar peças novas e compatíveis com as especificações do veículo. “Somente peças novas e de fabricantes reconhecidos no mercado devem ser utilizadas na reposição”. Folgas na direção também interferem na geometria do sistema, o que pode provocar desgaste irregular dos pneus.
Leite explica que o tempo de uso, solventes aplicados na lavagem do veículo e o atrito com materiais da via podem danificar a coifa. Quando há rompimento, ocorre perda de graxa lubrificante e entrada de impurezas, acelerando o desgaste do terminal de direção.
A orientação é realizar revisões periódicas nos sistemas de direção e suspensão e substituir os componentes, quando necessário, por peças novas com as mesmas especificações das originais.



