A Bardahl anuncia novos produtos em sua linha de lubrificantes. Entre as novidades, a marca destaca os lubrificantes sintéticos e semissintéticos para veículos a gasolina, flex e diesel e para motocicletas. Segundo a fabricante, a atualização de seu portfólio observa as principais tendências do mercado de lubrificantes, com o emprego de óleos básicos sintéticos e semissintéticos de alto rendimento e novas moléculas de aditivos, capazes de proporcionar fluidez em baixas temperaturas, baixo consumo de lubrificante, proteção às peças dos motores e extensão nos períodos de troca (long life).
São três lançamentos e duas novas especificações SAE. Confira:
– Promax Premium Economy Sintético SAE 5W-30 API SM/SN: lubrificante sintético que garante economia de combustível de até 3,5%. Indicado também para motores diesel.
– Max SL Semissintético SAE 10W-30 API SL: lubrificante semissintético para motores a gasolina, etanol, flex e GNV.
– Bardahl Moto 4T Semissintético SAE 10W-30 API SL JASO MA: lubrificante semissintético para motores de motos quatro tempos.
– Bardahl Maxoil Sintético SAE 5W-30 API SM/SN: lubrificante sintético para motores a gasolina, etanol, flex e GNV. (Novo SAE)
– Max SL Mineral SAE 15W-40 API SL: lubrificante mineral para motores a gasolina, etanol, flex e GNV. (Novo SAE)
A linha de lubrificantes Bardahl é completada pelos seguintes produtos:
– Bardahl Maxoil Sinteconomy Semissintético SAE 10W-40 API SL: lubrificante de tecnologia sintética para motores a gasolina, etanol, flex e GNV.
– Promax SL Max Mineral SAE 20W-50 API SL: lubrificante mineral para motores a gasolina, etanol e GNV.
– Promax CG-4 Max Mineral SAE 15W-40 API CG-4/SJ: lubrificante mineral para motores a diesel.
– Bardahl Maxoil Long Life Semissintético SAE 15W-40 API SL: lubrificante semissintético para motores a gasolina, etanol e GNV.
– Bardahl Maxoil Diesel Turbo Plus SAE 15W-40 API CI-4/SL: lubrificante mineral para motores a diesel aspirados ou turboalimentados.
– Bardahl Moto 4T Mineral SAE 20W-50 API SL JASO MA: lubrificante mineral para motores de motos quatro tempos.
A Bardahl reforça no entanto que, na hora de escolher o óleo lubrificante, é obrigatório consultar o manual do veículo para verificar as especificações e a base requerida do óleo lubrificante. Na prática, verificar se o indicado é um óleo de base sintética, semissintética ou mineral, a viscosidade SAE recomendada e o nível de desempenho API mínimo requerido (aditivação do óleo). Escolhendo o lubrificante ideal para o motor, o motorista garante que o lubrificante cumpra adequadamente suas principais funções: lubrificar, refrigerar e limpar, afim de proteger o motor.
Já completar ou não vai depender da quilometragem de uso do lubrificante, explica a empresa. Se houver diminuição do nível do óleo (pelo consumo) próxima à data de troca, é vantajoso trocar o óleo. Se o veículo rodou aproximadamente 50% do período indicado e baixou o nível do óleo, é de extrema importância a complementação do nível, pois, para garantir a lubrificação ideal do motor, as montadoras recomendam que o nível do óleo esteja entre os níveis mínimo e máximo da vareta medidora, declara a Bardahl. É prejudicial para o motor quando o óleo está no mínimo ou abaixo do nível mínimo porque isso afeta a capacidade de refrigeração e lubrificação, entre outros.
Bom dia Claudeci,
O óleo que deve ser utilizado tem que conter estas especificações: Lubrificante Sintético (SAE 5W30) ou de base sintética (15W40) que atenda as normas API SL e Fiat 9.55535.
Atenciosamente,
Revista O Mecânico
Qual o óleo da linha bardahl que serve para usar no Siena fire 2004
1.0 ?