Banco DaimlerChrysler muda para Banco Mercedes-Benz

Braço financeiro da DaimlerChrysler AG, o Banco DaimlerChrysler passou a se chamar Banco Mercedes-Benz, uma marca criada para reforçar o reconhecimento da instituição  como banco oficial da montadora, o presidente da entidade no Brasil, Michael Kempa, durante apresentação da nova marca para um grupo de jornalistas reunidos ontem à tarde (quarta-feira) em São Paulo. O banco, que se posiciona como o terceiro maior do mundo de montadora, atrás da GMC e Ford, opera no Brasil desde 1988 e atende atualmente 200 concessionários Mercedes-Benz e oferece os produtos Finame, CDC, Leasing e Floorplan, além de carta de fiança e seguro integrado. A troca de nome vai ajudar a identificar a montadora de caminhões e o banco, principalmente porque o foco é defender a venda de veículos comerciais.

De acordo Xavier Accariès, diretor  comercial e de marketing, em 2004, 76% dos financiamentos do banco se referiram a caminhões, 22% ônibus e 2% vans (Sprinter), e este ano a previsão é encerrar com 73% de caminhões, 24% ônibus e 3% vans. “Financiamos também veículos semi-novos, desde que sejam vendidos pelo concessionário Mercedes-Benz”, acrescenta Accariès.

As faixas de financiamento vão até R$ 400 mil para o pequeno transportador, com operação de crédito rápida e com resposta em até oito horas; de R$ 400 mil até R$ 6 milhões para o médio (faixa em que 45% dos financiamentos são para clientes tradicionais), com prazos de dois a três dias e os grandes clientes com financiamentos acima de R$ 6 milhões. Estes, segundo Accariès, representam menos de um por cento da carteira do banco, porém somam mais de 25% do volume de negócios.

De acordo com José Licciardi, gerente de marketing do Banco, há anos estava sendo desenvolvido um trabalho para conseguir a mudança do nome, inclusive com uma pesquisa  encomendada ao instituto Gallup. “Conseguimos a aprovação na Mercedes-Benz, no Banco Central  e na Alemanha para termos a marca mundial”, comemora. O executivo adianta que vai investir entre 30 e 35% da verba anual de investimento na mídia para fortalecimento da marca Banco Mercedes-Benz  e mantê-la viva na memória dos clientes. “O planejamento geral é para 2006, mas este ano teremos algumas iniciativas na Fórmula Truck”, finaliza. A marca Banco Mercedes-Benz passa a ser usada como nome fantasia do Banco DaimlerChrysler.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php