Autopar: BorgWarner lança linha de turbinas para carros de passeio

A Revista O Mecânico já havia antecipado a informação de que a BorgWarner iria lançar uma linha de turbocompressores no mercado. Agora a marca oficializa os kits de reposição disponíveis para as linhas Volkswagen e Stellantis que representam 45% do mercado de carros turbinados no país. As novidades foram mostradas na Autopar 2024.

Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus

 

Os kits para o mercado de reposição (Aftermarket) equipam os seguintes carros de passeio: Nivus 1.0 200TSI, T-Cross 1.0 200TSI, Virtus 1.0 200TSI e Polo 1.0 200TSI, da Volkswagen; e os conjuntos centrais dos modelos FIAT Toro 1.3 Turbo 270 Flex, FIAT Pulse 1.0 Turbo 200 Flex, FIAT Pulse 1.3 Turbo 270 Flex, FIAT Fastback Turbo 200 Flex, FIAT Fastback Turbo 270 Abarth, JEEP Renegade 1.3 T270 Flex, JEEP Compass T270 Turbo Flex e JEEP Commander T270 Turbo Flex da Stellantis.

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross

“Em 2024, avaliamos que esses volumes aumentem, representando 57% das vendas, e atingindo 63% em 2025”, afirma Guilherme Soares, Head de Aftermarket da BorgWarner na América do Sul. “Até 2030, esperamos que as vendas desse segmento cheguem a 70%”.

Volkswagen Virtus
Volkswagen Virtus

 

O executivo ainda explica que os turbos exclusivos para os veículos flex também seguirão em alta. Onde, 34% dos veículos leves vendidos no país em 2023 são equipados com motores turbo flex e esse número deverá aumentar para 44% em 2024, 51% em 2025 e 61% em 2030 “Isso mostra que mais da metade de todos os carros de passeio vendidos no Brasil em 2025 terão turbo flex”, acrescenta o executivo.

Volkswagen Polo
Volkswagen Polo

 

Durante a Autopar a BorgWarner exibiu as peças em corte para que o público presente pudesse conhecer mais detalhes sobre os produtos.

 

Conjunto central também será oferecido

Além da turbina, o Conjunto Central que é formado pela carcaça central, mancais, conjunto eixo, rotores da turbina e do compressor além de outros componentes responsáveis pela geração de energia a partir dos gases de escape do motor também estarão disponíveis. Com esse item os mecânicos conseguirão realizar manutenção nos turbo compressores usados.

Fiat Toro
Fiat Toro

 

Outros produtos também estão disponíveis para os visitantes conhecerem de perto. É o caso do conjunto de embreagem viscosa e hélice para aplicação em caminhões MAN Constellation, embreagem viscosa para Ford Cargo e caminhão Volkswagen Delivery e hélice para aplicações agrícolas, como tratores John Deere da série 7J commotor Power Tech.

Fiat Pulse 1.0 Turbo 200 Flex
Fiat Pulse 1.0 Turbo 200 Flex

 

Fiat Pulse 1.3 Turbo 270 Flex
Fiat Pulse 1.3 Turbo 270 Flex

 

A empresa também expõe turbocompressor duplo-estágio Remanufaturado BorgWarner para aplicações comerciais, como Iveco Pick-up e Van e Furgão Daily. O componente exposto passou pelo processo de remanufatura na fábrica e está disponível para que os visitantes possam conferir a qualidade do REMAN original certificado.

Fastback Turbo 200 Flex
Fastback Turbo 200 Flex

 

Fastback Turbo 270 Abarth
Fastback Turbo 270 Abarth

 

BYD e GWM também serão atendidas

Como fornecedora global das principais montadoras, a BorgWarner também planeja atender o mercado de reposição da América Latina com turbos fabricados pela empresa na China para aplicações das montadoras chinesas. Isso acontecerá por meio de uma parceria com a unidade localizada no país asiático. “Vamos fornecer, de forma operacional, todo o portfólio de turbocompressores que são aplicados em montadoras como BYD, GWM entre outras”, relata Guilherme. Por enquanto, nenhum dos modelos mapeados é comercializado no mercado brasileiro.

Jeep Renegade 1.3 T270 Flex
Jeep Renegade 1.3 T270 Flex

 

Durante a Autopar, a BorgWarner espera estreitar relacionamento com a rede de distribuição e parceiros internacionais para bater novo recorde devendas em 2024. “Terminamos 2023 com recorde, alcançando 18% de crescimento na venda da linha de turbocompressores no Aftermarket e 53% emembreagens viscosas”, diz Soares. “Neste ano, esperamos crescer dois dígitos novamente e a feira faz parte da nossa estratégia para conquistar novos negócios e divulgar importantes lançamentos das nossas linhas”, acrescenta o Head de Aftermarket da BorgWarner na América do Sul.

Jeep Compass 1.3 T270 Flex
Jeep Compass 1.3 T270 Flex
Jeep Commander 1.3 T270 Flex
Jeep Commander 1.3 T270 Flex

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php