Autop: a maior feira do Nordeste

Considerada pelo mercado como a segunda Automec, a exposição de autopeças de Fortaleza mostrou a força do Nordeste no cenário da reposição.

Carolina Vilanova

1359

Nem a chuva e nem o calor do Nordeste inibiram a visita de mais de 50 mil pessoas na principal exposição de autopeças do Nordeste, a XII AUTOP 2006 – Feira de Autopeças e Veículos do Ceará, realizada entre os dias 5 e 9 de abril no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza/CE.

O evento, promovido pela Assopeças (Associação dos Revendedores de Autopeças e Serviços do Ceará) e do Sincopeças (Sindicato do Comércio de Peças e Serviços de Veículos do Estado do Ceará), reuniu mais de 200 empresas do setor, entre fabricantes, distribuidores, varejistas, representantes, profissionais do segmento de reparação e consumidores.

  • 1360
  • 1358

As marcas mais importantes do mercado de autopeças estiveram presentes na Autop, levando novidades em produtos, serviços e muitas informações para o público, composto em sua maioria por mecânicos e profissionais do setor automotivo. Os expositores aproveitaram que o pavilhão estava sempre lotado para estreitar o relacionamento com seus clientes.

Toda ação foi válida: palestras técnicas, promoções, entretenimento e atrações, tendo sempre o foco em novos negócios e parcerias. Os veículos tunados e os automóveis antigos estiveram em destaque em vários estandes, como a réplica do Cobra MK III, produzida pela Newtrack Veículos; o projeto CTM (Categoria Turismo Multimarcas), que é um carro de competição cearense, além do primeiro veículo tunado feito no Ceará.

“É uma excelente oportunidade das empresas nacionais e multinacionais apresentarem seus equipamentos, máquinas, tecnologias, serviços e acessórios automotivos. É através de eventos como esse que podemos dar ênfase a força do estado cearense frente às outras capitais brasileiras. A feira também proporcionará uma grande movimentação turística na capital cearense.Estamos prevendo um acréscimo de 30%, correspondendo a uma movimentação estimada em R$ 8 milhões, montante que se caracterizará como grande incremento nos negócios automotivos do Norte e Nordeste”, afirma Ranieri Leitão presidente da Assopeças e do Sincopeças.

Quem estava lá

Entre os principis nomes presentes estavam a Eaton, com sua linha tradicional de transmissões e embreagens, peças de réposição, e o lançamento da linha de correias automotivas para picapes, caminhões e ônibus. A empresa ofereceu uma palestra de montagem e desmontagem de caixas de câmbio e embreagens.

1361

A Delphi, que está investindo no mercado de som automotivo para o mercado de reposição, levou uma réplica de campo de futebol, que atraiu uma fila de pessoas para chutar um penalty e ganhar brindes. O destaque do espaço foram os sons automotivos para o aftermarket, como o rádio CD/MP3, e novos equipamentos de diagnóstico.

A linha de produtos do grupo Affinia incluiu as marcas Nakata, Spicer, Urba, Wix, Brosol, Perfect Circle e Victor Reinz. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer o novo catálogo eletrônico da fabricante com atualizações na hora. A Affinia apostou num local agradável e convidativo, que atraiu a atenção do público e o relacionamento dos profissionais da empresa com os clientes da região.

O Grupo Schaffler promoveu ações com brindes para os visitantes e destacou os novos produtos: kits de polias INA, os rolamentos cônicos FAG e o RepSet Pro LuK. Os técnicos estavam presentes para dar informações e esclarecer dúvidas. A Tecfil levou um veículo Fiat Fiorino transformado em laboratório móvel, onde realizavam ao vivo testes de óleo, papel filtrante e filtro de ar, especial para linha diesel.

Algumas empresas se uniram no mesmo espaço, como o quarteto Goodyear, Sabó, Sachs e SKF, e a Knorr-Bremse e a Dayco, que mostrou a linha de correias para motor, tensionadores, kit de correia sincronizadora com tensionador automático e catálogos. A Bosch também participou mostrando, principalmente, seus equipamentos de diagnoses e testes.

A Petrobras participou com exposição do carro de Stock Car e um simulador de motovelocidade. A Fras-Le apresentou sua gama de freiso automotivos, ao lado das marcas do grupo: Master, Suspensys e Jost. Alfatest. Syl, Marflex, Kita e muitos distribuidores de autopeças também marcaram presença.

O público

“O evento foi muito proveitoso, tivemos a oportunidade de estar em contacto com técnicos e representantes das empresas, o que nos traz mais conhecimento e informação, principalmente nas palestras”, comenta Francisco Wellington, da CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste).

“Tudo o que tem em termos de novidades me interessa”, diz Narcísio Batista de Oliveira, da mecânica Pit Stop Car Fortaleza). “ Participei de uma palestra de injeção eletrônica que foi muito boa”, completa.

1362

Antonio Camelo, mecânico da oficina Nova Russas, localizada no interior do Ceará, disse que a feira é muito boa para quem é do interior. “A gente vê as novidaes, assiste às palestras e conhece o que há de novo em ferramentas e equipamentos”. Ele buscava mais informações sobre injeção, freios e suspensão de veículos leves.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php