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Automechanika Buenos Aires reúne mais de 50 expositores do Brasil: veja nossa cobertura

Ao todo, 52 empresas brasileiras estão em um espaço destacado na feira argentina

 

A Revista O Mecânico está na Automechanika Buenos Aires, na Argentina, que abre as portas nesta semana como um dos maiores locais de negócios do setor automobilístico.

A exposição conta com 600 marcas de diversos lugares do mundo, sendo 52 fabricantes brasileiras, que estão em um espaço destacado dentro do evento argentino.

As empresas brasileiras podem fazer negócio com companhias argentinas em um espaço de 500 metros quadrados, que contou com a coordenação do Brasil Auto Parts desenvolvido em união com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações Investimentos – ApexBrasil. Com isso, é esperado aumentar o negócio de exportações de autopeças produzidas entre os dois países, que apenas no ano passado somaram US$ 3,3 bilhões. Todavia, a organização ainda não informou o movimento de capital entre os brasileiros e argentinas na Automechanika Buenos Aires.

 

A Automechanika Buenos Aires também conta com outros expositores, que somam 600 marcas, tanto da Argentina quanto de Alemanha, Arábia Saudita, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Turquia, Emirados Árabes, China, entre outros países. Entre as empresas presentes estão: ZF, Bosch, Schaeffler, entre outras. É importante destacar que a a feira argentina faz parte do grupo que também organiza a Automechanika Frankfurt, que acontecerá entre 10 e 14 de setembro deste ano, na Alemanha.

“Sempre tivemos desafios pela frente, mas esta indústria soube construir uma cadeia de valor muito forte e soube defender o emprego que gera”, referiu, e destacou o crescimento vivido pela exposição: “Nesta edição, o número de expositores aumentou em 26% e a área em 22%, em relação ao anterior. Além disso, quase dobramos a participação de expositores internacionais”, ressaltou o Presidente e CEO da Messe Frankfurt Argentina, Fernando Gorbarán.

 

O que os brasileiros acham da Automechanika Buenos Aires?

 

Bosch

 

Uma das empresas que estava presente no evento e, que falaram com a Revista O Mecânico, foi a Bosch, que enxerga o mercado argentino com bons olhos. “Acho que estar na feira argentina é sempre um prazer nesse mercado vibrante. Falando de brasil temos uma linha toda de palhetas, iluminação e sem falar da injeção gasolina e diesel. Claro, para o próximo ano espere mais novidades”, disse Marcelo Gomes, vice-presidente de vendas da Bosch.

 

Wega

 

A Wega, que é uma empresa Argentina, onde tem três polos industriais. “Estou muito feliz de participar dessa feira, que é o nosso canto. Aqui temos um mercado diferente, pois vendemos nossos produtos em Kit. Já para o mercado brasileiro teremos muitas novidades no segundo semestre”, afirmou Thuanney dos Santos, gerente de Marketing da Wega Motors Brasil.

 

Schaeffler

A Schaeffler também está na Automechanika Buenos Aires, onde também promove palestras como na Automec. “A feira é muito parecida com a Automec e tem um bom público, além de trazermos diversos produtos aqui. Também fazemos várias apresentações curtas de 15 minutos para os mecânicos argentinos, assim como na Automec”, disse Sérgio Listoff, técnico da Shaeffler.

 

Tecfil

 

A Tecfil, que estava no espaço dedicado aos brasileiros, enxerga a feira como uma retomada da Argentina. “A feira está boa é a retomada da Argentina e a gente tá trabalhando muito forte e estamos tirando bastante proveito. No futuro no Brasil estamos com a linha EcoLigna, que é um produto diferenciado, além de estarmos desenvolvendo novos produtos e participação em eventos”, disse Sebastian Hurtado.

 

Kolbenschmidt

A KS Kolbenschmidt espera que os negócios avancem na Argentina após o segundo semestre. “A feira está muito boa e todos estão com uma expectativa positiva, que os negócios avancem por aqui e, também, em toda América Latina. Para o futuro no Brasil, a KS segue a ampliar o portfólio de bomba d’água e de óleo, além da cobertura de pistões da linha leve e cada vez estar mais próxima do mecânico”, disse Nicolas Escobar, gerente de vendas e exportação da KS para América Latina.

 

SKF

 

Já a SKF falou sobre os lançamentos na Argentina e, também, dos relançamentos no Brasil. “A feira é muito legal pela interação com os argentinos. Trouxemos dessa vez toda linha de freio e de embreagem por aqui. Já no Brasil é um outro caso, pois estamos fazendo um grande relançamento de bombas de água e de óleo”, Elifas Euphrasio, da SKF.

 

ZF

 

A ZF também vê a Automechanika Buenos Aires mais pulsante neste ano. “Muito positiva esse ano e estamos vendo uma Argentina mais pulsante, o que é muito positivo. Para esse ano no Brasil faremos diversos lançamentos, como uma máquina criando produtos todos os dias”, pontuou Reynaldo Contreira, líder de aftermarket da ZF para América do Sul.

 

Fras-Le

 

A Fras-Le, que investe no mercado argentino há mais de 30 anos, está otimista com a feira. “Estamos muito otimistas com o mercado argentino e nós aqui temos uma tradição de 30 anos. Aqui é um mercado robusto, obviamente menor do que o Brasil, mas a nossa presença aqui é muito importante para trazermos nossas novidades. Já o mercado brasileiro é forte e muito bem estruturado e temos uma expectativa muito grande para este ano”, disse Paulo Gomes, diretor da Fras-le.

 

Ranalle

Já a Ranalle aproveita a feira argentina para fazer negócios com argentinos e, também, clientes de outras regiões da América Latina. “Gostamos até agora pois estamos fazendo contato com argentinos e com outras clientes da América Latina. No Brasil iremos lançar correia de sincronismo e Poly V. Também vamos continuar a investir na fábrica, que nunca para”, disse Letícia Eleutério, Coordenador de marketing da Ranalle.

 

Grupo Vannucci

 

O Grupo Vannucci também analisa a feira argentina com bons olhos. “A feira neste ano está muito boa, pois estamos com clientes de vários países. O mercado brasileiro estamos investindo forte em filiais novas e estamos participando de feiras como será na Autopar”, disse Janice Greco, diretora de exportação e importação do Grupo Vannucci.

 

Cobreq

Também presente na feira argentina, a Cobreq vê o mercado argentino com empolgação. “A Automechanika Buenos Aires é uma das mais importantes depois da Automec. E eu vejo com bastante empolgação os incentivos recentemente anunciados pelo governo. Já para o Brasil teremos novidades em breve”, disse Ulisses Silva, gerente de exportação da empresa.

 

Eaton

A Eaton aproveitou a feira na Argentina pra lançar produtos como conta Victor Bonami, gerente de exportação da empresa. “Para este ano trazemos a linha de relés e conversores. Assim como a nova linha de coroa e pinhão. Por termos uma grande participação nos dois mercados, esses produtos também estarão no Brasil”, afirmou.

 

ZM

A ZM observa com bons olhos a feira. “O mercado argentino é muito importante para nós e a feira vem surpreendendo. Já para o Brasil eu não posso revelar, mas teremos novidades na Autopar”, afirmou Poliana Pinotti, coordenadora de vendas da ZM.

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