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AUTOMEC 2023: CONFIRA AQUI A COBERTURA COMPLETA DOS ESTANDES

Público recorde na Automec 2023.

Veja quais são os lançamentos da Automec 2023 voltados ao mecânico profissional: todas as novidades em autopeças, ferramentas, equipamentos e serviços

 

Acontece de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo a Automec 2023 (15ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços). Depois de quatro anos, a maior feira do aftermarket automotivo na América Latina volta com expectativa de receber, segundo a organização, mais de 80 mil visitantes e gerar mais de R$ 24 bilhões em oportunidades de negócio. A visitação é aberta ao público de terça à sexta (dias 25 a 28) das 13h às 21h e no sábado (29), das 9h às 17h.

Durante os cinco dias da feira, a Revista O Mecânico estará presente em dois locais. No estande F02, juntamente com a Loja do Mecânico, acontece o tradicional Projeto Atualizar O Mecânico com palestras gratuitas destinadas aos mecânicos que estarão visitando o evento. São sete as empresas que participarão da iniciativa: Authomix, Delphi Technologies, Ipiranga, Loja do Mecânico, KYB, MecânicoPro e Texaco. Para participar, basta se inscrever na hora diretamente no estande.

O segundo espaço é o estande C240 dentro do “Automec XP”, onde vai acontecer a ação de divulgação da Batalha do Mecânico, reality show promovido pela Revista O Mecânico e que terá sua temporada 2023 lançada em outubro deste ano durante o 6º Congresso Brasileiro do Mecânico.

Na área de estandes da Automec 2023, são aguardadas como expositoras mais de 1,5 mil marcas do mercado de reposição e manutenção automotiva. Veja abaixo quais são os principais lançamentos em autopeças, ferramentas, equipamentos e serviços voltados ao mecânico profissional.

Autel

Alberto Gomes, Autel.

A Autel é uma marca chinesa que atua desde 2004 em diversos segmentos: diagnóstico, linha OBD, ADAS, imobilizadores, programação de chaves, teste de baterias, entre outros. Apresenta como novidades na Automec os carregadores DC modulares e um equipamento de profundidade de pneu com custo mais baixo que os encontrados hoje no mercado. “Todos trabalhavam com equipamentos muito caros e a Autel é a primeira marca a trazer equipamento de profundidade por banda a um preço acessível”, informa Alberto Gomes, diretor comercial da empresa. A expectativa da Autel para a Automec 2023 é bater recordes de venda. O executivo prevê um forte crescimento do mercado da reparação em 2023, entre 15 e 20%.

 

Authomix

Joana Darc Gomes Fernandes, Authomix.

Para compensar os anos que as feiras do setor não aconteceram, a Authomix mostrou em seu estande todos os seus produtos desenvolvidos desde o segundo semestre de 2022 até este ano. Entre os destaques, estão fluido de freio e mola helicoidal. De acordo com a gestora de Produtos da Authomix, Joana Darc Gomes Fernandes, o portfólio da empresa abrange 4.300 itens para diversos sistemas do veículo. “Nós esperamos muitos negócios para 2023, e com crescimento exponencial da linha. Esperamos sempre novos clientes e trazer mais variedade de produtos”, disse Joana.

 

BorgWarner

Ronaldo Lipari, Borgwarner. Foto: Vitor Lima

A BorgWarner anuncia linha de turbos com sua marca incluindo 17 novos códigos, 25 novos part numbers de embreagens viscosas e ventiladores para mais de 15 aplicações, e o motor de partida Delco Remy 150MT na reposição (foto à dir.). Destaque também para o anúncio do “Selo de Remanufatura Fabricante Original”, para a sua linha de remanufatura de turbocompressores, com reconhecimento da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças). “O aftermarket está aberto e tem crescido muito ano a ano, e novos distribuidores estão chegando e a BorgWarner, pelas linhas de produtos e marcas, está disponível para atendê-los, cada vez oferecendo mais serviços”, gerente de Vendas Aftermarket da BorgWarner para a América do Sul, Ronaldo Lipari. “Em todos os anos, a gente tem crescido na casa de dois dígitos, e é o que estamos almejando para 2023”, conclui.

 

Bosch

Robinson Silva, Bosch. Foto: Vitor Lima

A Bosch apresenta na Automec 2023 sua nova linha de equipamentos de teste e softwares de diagnóstico com destaque para as recicladoras de ar-condicionado ACS 553 e ACS 563, a linha de carregadores de bateria BAT 645 e BAT 690, além do dispositivo de calibração DAS 3000 S20. Também foram demonstradas as linhas de bomba de combustível EVO, iluminação 12 e 24 volts, a mudança da linha de fluido de freio e o filtro de cabine Pure Air Premium. “O ano de 2023 é desafiador. A gente está otimista, mas encarando como uma fase de transição política. Fazendo o trabalho direito e acreditando, vai ser um ano bem positivo. E já tem sido: no primeiro trimestre deste ano já foi bastante positivo para nós”, comentou o diretor de Trading Marketing da Bosch, Robinson Silva.

 

Cabovel

Ricardo Valtner, Cabovel.

A Cabovel é uma marca da empresa Alka 3. Está há mais de 50 anos no mercado fornecendo para as montadoras e o mercado de reposição. Hoje o carro-chefe da empresa são os itens de controle de câmbio. Na Automec a empresa traz como novidades modelos atualizados nessa linha de produtos e varetas de óleo. Na opinião de Ricardo Valtner, diretor da Cabovel, eventos como a Automec são importantes porque “em um lugar só conseguimos encontrar toda a cadeia do mercado, do mecânico ao distribuidor”. Segundo o executivo, o mercado da reparação em 2023 deve se manter um pouco acima do nível verificado em 2022.

 

Cobra Rolamentos e Autopeças

A empresa levou ao evento o portfólio completo de produtos com polias, tensores, rolamentos, cubos de rodas, entre outros produtos. Segundo a gerente de Marketing e Comunicação da Cobra, Patrícia Micolaiciunas, o objetivo da empresa na Automec foi expandir o relacionamento da marca os futuros e atuais clientes da marca. “O objetivo e falar não somente com os clientes atuais, mas também com os futuros clientes. Essa é a nossa estratégia e temos obtido êxito”, conta Patrícia.

 

Cobreq

Fabio Merighi, Cobreq.

A Cobreq tem um portfólio mais amplo na linha de motos, onde cobre todo o sistema de fricção, discos de freio e embreagem, mas também tem produtos para linha leve e pesada, em especial pastilhas e sapatas. “Na Automec as novidades são o lançamento dos cilindros de freios, lonas de freio NABK para a linha pesada e pastilhas de freios Pagid Racing para competição”, afirma Fabio Merighi, diretor de aftermarket da TMD Friction, grupo que detém a marca Cobreq. Na Automec, a expectativa da empresa é receber centenas de visitantes, do Brasil e também do exterior. Fabio confia que o forte crescimento dos últimos anos no mercado reparador irá se repetir em 2023.

 

Conarem

José Arnaldo Laguna, Conarem.

O Conselho Nacional de Retífica de Motores apresenta as atividades realizadas com foco na capacitação profissional, apoiado por fabricantes em formado EAD, além do desenvolvimento das retificas de motores. “Nós preparamos a parte teórica e estamos buscando aproximar esse individuo para ter a parte prática na oficina. Temos um banco de dados técnicos com 20 mil motores de acesso 24 horas para o retificador buscar informações técnicas e realizar o serviço de acordo com a informação do fabricante”, informa o Presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna. “Isso dá uma garantia de você fazer uma usinagem de altíssima precisão”, completa. Para Laguna, a 15ª edição da Automec pode ser descrita como “Espetacular”.

 

Continental (ATE, VDO)

Ricardo Rampaso, Continental. Foto: Vitor Lima

A Continental lança 50 novos códigos em cilindros-mestres e de roda com a marca ATE Freios. Com a marca Continental, estão sendo apresentados 50 novos componentes em sensores de nível, além de lançamentos em relés, novos corpos de borboleta e bombas de combustível. Já na linha VDO, destaque para o novo tacógrafo digital BVDR 2.0. “Temos crescido de forma considerável nos últimos anos. De 2019 para cá, nós mais que dobramos o nosso tamanho”, declarou o gerente de Vendas da Continental para a América Latina, Ricardo Rampaso. “Para 2023, nosso plano estratégico é muito agressivo e, se tudo der certo, teremos crescimento acima de 50%”.

 

Cummins

Edivaldo Portugal, Cummins.

A Cummins marca presença na Automec 2023 em dois estandes. Um deles apresenta seus motores e em outro os eixos da Cummins Meritor. Na parte de motores, são exibidos modelos da linha automotiva, além das soluções, desde peças de reposição, kits, até produtos remanufaturados para suportar o mercado dos reparadores. Na Automec está lançando um motor básico remanufaturado ReCon ISB 5.9 Euro III que vem com bomba de combustível, injetores e turbocompressor novos. “O intuito deste motor é agilizar o processo de reparação, porque não é necessário desmontar a bomba, os bicos, a turbina para mandar reparar, trazer de volta e instalar de novo. A reparação é muito mais rápida”, afirma Edivaldo Portugal, gerente de marketing da Cummins. “Além disso, a garantia, de um ano, é a mesma de um motor novo”, completa. Para Edivaldo, a Automec está superando suas expectativas quanto às visitas ao estande, e em relação ao mercado em que atua, acredita que em 2023 as dificuldades em relação à mudança para o Euro 6 serão superadas e que não haverá queda em vendas, e sim estabilidade. Já para o mercado de reparação ele é otimista e afirma que crescerá neste ano.

 

Cummins Meritor

Leandro Machado de Carvalho, Cummins Meritor.

No estande Cummins Meritor é exibida a linha de eixos para veículos comerciais, caminhões e ônibus, além do portfólio completo de componentes para eixo trativo (rolamentos, cruzetas) e óleo para diferencial. Segundo Leandro Machado de Carvalho, diretor de aftermarket para a América do Sul, a expectativa da empresa (que participa da Automec pela primeira vez como Cummins Meritor) é muito alta. “Esperamos continuar nossa tendência de crescimento, embora mais moderada que em anos anteriores, para uma faixa entre 8 e 12% em 2023”, afirma o executivo.

 

Dana (Albarus, Spicer, Victor Reinz)

Marcelo Rosa, Dana.

A Dana utilizou o evento para oficializar a volta da marca Victor Reinz ao mercado de reposição brasileiro. A linha é composta por juntas para motores a diesel eletrônicos para veículos pesados e utilitários, além de retentores de motor e parafusos de cabeçote. “O que está acontecendo no Brasil é parte de uma estratégia global da Dana em dar muito foco no aftermarket”, declarou o diretor de Aftermarket da Dana, Marcelo Rosa, que também revelou que a empresa pretende quadruplicar o faturamento no mercado de reposição na América do Sul até 2025, tomando por base o ano de 2019. Também foram expostas no estande as marcas Albarus e a Spicer, esta última com lançamentos em lubrificantes para eixos com e sem blocante, e rolamentos.

 

Dayco

Marcelo Sanches, Dayco.

Conhecida pelas correias e tensionadores, a Dayco teve como maior novidade para a Automec o lançamento de sua linha de peças para suspensão e direção, com pivôs, terminais e braços axiais. Também apresentou em seu estande o complemento de seu portfólio para veículos leves, pesados e duas rodas, incluindo, correias para motocicletas Ducati, novos tensionadores para a linha pesada e correias especiais para veículos todo-terreno (UTVs e ATVs). “É um ano de uma situação econômica relativamente nova. Começamos um governo novo este ano, então os primeiros seis meses são de compasso de espera. Mas estamos otimistas em fechar o ano com dois dígitos de crescimento”, disse o diretor de Aftermarket da Dayco para a América Latina, Marcelo Sanches.

 

Delphi Technologies

Amaury Oliveira, Delphi Technologies.

A Delphi anunciou na Automec mais de 500 lançamentos com a sua marca para o ano de 2023. No estande, expõe 22 part numbers de sua linha de suspensão e direção entre bieletas e axiais, scanner automotivo e ferramentais. “Nós estamos em um momento muito otimista. Entendemos que com todas essas mudanças de governo e dentro do mercado, nós ainda temos chance de contribuir em um momento muito positivo. Uma vez que o mercado de reposição deve permanecer estável ou crescendo, devemos estar dentro desse contexto”, ressaltou o vice-Presidente de Aftermarket da Delphi na América Latina, Amaury Oliveira, que também comentou sobre o ambiente da feira. “As (demais) fábricas estão mostrando seus estandes com profissionalismo muito grande, uma série de produtos novos como a Delphi. Vejo isso com muito bons olhos”.

 

DNI

Rodrigo Ueta, DNI.

Fundada em 1990, a DNI marcou sua presença na 15ª edição da Automec e apresentou aos visitantes sua linha de computadores de ignição, 24 lançamentos com previsão de fechar o ano com o número de 35 códigos. Segundo o gerente Operacional, Rodrigo Ueta, a marca espera um crescimento no ano de 2023. “A projeção, até o final do ano, é lançar 120 itens, estes que estão aprovados e homologados por parte da nossa engenharia. A nossa expectativa para o mercado de reposição automotiva e indústrias, é um crescimento de até 25% neste ano”. A empresa ainda lançou na Automec uma linha de extensão elétrica de tomada para veículos elétricos e híbridos plug-in. Além disso, quem visitou o estande da empresa pode conferir outros produtos como interruptores de vidro, solenoides de parada, auxiliares de partida, fusíveis universais e tomadas de engate.

 

DRiV (Monroe, Monroe Axios)

Juliano Caretta, Monroe.

O estande da DRiV, detentora das marcas Monroe e Monroe Axios, exibiu o portfólio completo de ambas. Com a Monroe, são 10 novas aplicações com enfoque na linha pesada. Já com a marca Monroe Axios, entre os 50 lançamentos de produtos, prioridade para as juntas homocinéticas. Supervisor de Treinamentos da Monroe e Monroe Axios, Juliano Caretta destacou que o principal objetivo de participar de um evento como a Automec é estar próximo do cliente, poder apresentar as marcas e se colocar à disposição. “O mercado está em constante crescimento porque as montadoras estão entregando menos carros novos. Quem tem o seu carro usado está fazendo a manutenção dele. Então, é importante a gente ter esse foco estratégico voltado à reposição”, analisou Juliano.

 

Eaton

Fernando Piton, Eaton.

A Eaton destaca os produtos da marca Eaton Aftermarket Parts (EAP), linha exclusiva da empresa para a reposição. Segundo o gerente de Vendas Aftermarket da Eaton, Fernando Piton, a linha EAP utiliza o know-how da engenharia local da fábrica de Valinhos/SP para desenvolver produtos com preços mais acessíveis, como interruptores e sensores, e também de transmissão, como eixos, engrenagens e sincronizadores. A Eaton apresenta também a linha de lubrificantes para motores a diesel e a nova embreagem para aplicação na família de caminhões Delivery Express, além dos lançamentos da linha de câmbios ECOBox, reforçando a presença de transmissões e embreagens novas e remanufaturadas. “O mercado de reposição é muito resiliente. Mesmo diante de dificuldades e crises, ele cresce e tem muita oportunidade”, declarou Fernando.

 

Elring

Perci Albergaria, Elring.

Empresa multinacional alemã com 184 anos de história, a Elring trabalha com juntas e vedações para motores e aproveitou sua presença na Automec para mostrar novos produtos em sua linha de retentores e de ferramentas, como réguas de desempenho e uma ferramenta para retirar selantes do bloco do motor. “Esperamos que essa edição da Automec seja muito boa, para recuperar o tempo em que ficamos parados pela pandemia “, afirma Perci Albergaria, gerente Aftermarket Brasil da Elring. “Acreditamos que será uma feira produtiva, com uma concentração muito grande de pessoas interessadas em fazer negócios e conhecer os lançamentos, tecnologia e tudo o mais que a Elring pode oferecer”, completa. Para o mercado de reposição em 2023, o executivo prevê bons números “Há uma retração nas montadoras e, o mercado de reposição está ficando independente, mais profissionalizado e trazendo grandes negócios”, finaliza Perci.

 

Fersa

Robson Oliveira, Fersa.

Entre as principais novidades que o Grupo Fersa exibiu na Automec, destacam-se as linhas de cubo para o segmento da linha pesada com a marca Fersa. Para A&S, foi apresentado polias tensoras, rolamentos para linha leve, picapes, mas com foco para os lançamentos da linha Delux, trazendo componentes de embreagem. O Diretor Comercial, Robson Oliveira, acredita que em 2023 o grupo Fersa prestará melhores atendimentos aos seus clientes, após esse período de pandemia que o país passou recentemente. “Nós tivemos uma boa recuperação no ano de 2022. Agora em 2023, nós estamos com um franco crescimento entre 40% a 45%, em relação ao ano de 2022”.

 

Frasle Mobility (Fras-le, Fremax, Controil e Nakata) 

Sergio L. Carvalho (à esq.) e Anderson Pontalti (dir.), Frasle Mobility.

O então chamado Grupo Fras-le aproveitou a Automec 2023 para mostrar sua nova identidade sob o nome Frasle Mobility. “É uma empresa bem diferente de cinco ou seis anos atrás, e esse nome vem para representar este momento”, declarou Sergio L. Carvalho, Presidente e CEO da Frasle Mobility. “Hoje, material de fricção representa menos de 50% da empresa”, complementou. No reposicionamento das quatro principais marcas do grupo, a Nakata agora abriga sob o seu guarda-chuva o portfólio do grupo para duas rodas. “A Nakata já estava alguns passos à frente com a linha de transmissão, corrente, coroa e pinhão, e a gente embarcou materiais de fricção também com a marca porque a gente entende que a Nakata é mais familiar a quem utiliza motocicleta”, afirmou Anderson Pontalti, diretor Superintendente da Frasle Mobility. Entre os lançamentos em peças, a linha de pastilhas de freio Fras-le EHnergy se volta a veículos híbridos e elétricos, que possui características específicas como proteção à corrosão e capacidade de frenagem a frio maior. Já a nova linha de discos e tambores de freio Fremax Maxcover possui revestimento com revestimento nanotecnológico que multiplica em mais de cinco vezes a resistência à corrosão.

 

Gates

Keli Osako, Gates

A Gates está no mercado há mais de 100 anos no Brasil, e a linha de produtos que empresa apresenta na Automec é a automotiva para reposição (correias, mangueiras, tensionadores e kits). “As novidades que trouxemos para esta edição são as correias G-Force, para a linha de quadriciclos, segmento em que a Gates é mundialmente reconhecida, e a linha de bomba d’água, e bomba d’água com kit”, informa Keli Osako, diretora de vendas em reposição automotiva da Gates. A expectativa para o evento é altíssima e são esperados centenas de visitantes ao estande, especialmente aplicadores e varejistas. Para Keli, a Gates deve acompanhar o crescimento do mercado, na casa dos dois dígitos.

 

Gauss 

Norberto Donizeti dos Santos, Gauss.

A Gauss aproveitou a Automec para atualizar seus clientes dos lançamentos que fez desde a época da pandemia, tais como motor de limpador de para-brisas, regulador de pressão para linha de injeção eletrônica, corpo de borboleta (TBI), linha de ventilação e arrefecimento (desde a climatização até o eletroventilador e polia viscosa, resistências para arrefecimento), equipamentos para testes de alternador, botões de acionamento para vidro elétrico e travamento das portas, entre outros. “A Gauss tem o objetivo de crescer 100% nos próximos quatro anos. Ou seja, dobrar de tamanho. E dentro desse plano, a meta que estabelecemos para este ano de 2023 está rigorosamente em dia”, declarou o coordenador Técnico e Comercial da Gauss, Norberto Donizeti dos Santos. 

 

Hengst

Marco Antonio Bertolin, Hengst.

A Hengst atua há 60 anos no mercado, e atua em vários segmentos industriais. Um deles é o automotivo, onde destaca-se pelos filtros. Segundo Marco Antonio Bertolin, Diretor Presidente e CEO para a América Latina, “na unidade automotiva trabalhamos com reposição e equipamento original. Somos originais em várias montadoras.” O executivo informa que trouxe novidades na Automec na linha industrial, de produtos hidráulicos, além das máscaras Stealth, de alto desempenho para ambientes fechados como oficinas, e o anúncio da importação de uma linha de óleos de câmbio. Para a Automec, a expectativa é de excelentes negócios, com muitos novos visitantes e clientes. O mercado de reposição deve não acompanhar o mercado de veículos novos, que está em queda, segundo o empresário. Bertolin projeta um crescimento de mínimo de 15% do setor em 2023.

 

Indisa

Adilson Pereira, Indisa.

Especializada em bombas d’água, a Indisa apresentou como novidade em seu estande uma linha de caixas de direção hidráulica, mecânica e eletro-hidráulica. Com a novidade, a empresa espera utilizar o evento para alavancar seus negócios ao longo do ano, segundo o supervisor técnico da Indisa, Adilson Pereira. “ A expectativa é grande, muitos clientes não sabiam desses lançamentos que trouxemos à Automec e esperamos que isso reflita em grandes negócios ao decorrer do ano”, afirma Adilson.

 

Iguaçu

Igor Barros, Iguaçu.

A Iguaçu Componentes Automotivos é uma empresa que tem seu forte em controles de temperatura, com produtos focados em arrefecimento. Como novidade para a Automec a empresa trouxe sensores de temperatura do evaporador, sensor de temperatura do óleo do motor, sensor EGPs para gases do escapamento, sensor de temperatura de óleo de câmbio e sensor do nível do reservatório de expansão. Para Igor Barros, do departamento de marketing da empresa, “o volume de visitantes na Automec está muito acima do esperado o que deixa a todos na Iguaçu felizes”. O fato dos veículos 0 km estarem cada vez mais caros, segundo Igor, faz aumentar a expectativa de crescimento do mercado da reparação em 2023. “O mercado de seminovos ficará aquecido, e esses veículos necessitam de revisão, que é o nosso negócio”, afirma Igor, que espera um crescimento no setor entre 20 e 30%.

 

Isapa

Marcelo Martins Ferreira, Isapa.

A Isapa tem sete marcas próprias, que abrangem peças da linha mecânica (embreagem, amortecedor, suspensão) de vans, picapes e utilitários. Está sempre renovando seu portfólio. “Só nos quatro primeiros meses do ano, lançamos mais de quatrocentas peças”, diz Marcelo Martins Ferreira, gerente nacional de vendas da Isapa. Todas elas estão no portfólio que o visitante pode conferir na Automec. Marcelo considera que o movimento no estande está muito acima do que era esperado, e a Automec está muito melhor que as edições anteriores. Por isso, espera um retorno alto em termos de negócio, o que segundo ele não é muito comum na feira. O que vai alavancar em sua opinião o mercado reparador em 2023. “O pessoal está muito simplista em achar que o mercado crescerá só 5% neste ano. Vai passar de 10%”, prevê.

 

Jamaica

Maria Carolina Ogata, Jamaica.

A indústria de artefatos de borracha Jamaica divulgou em seu estande lançamentos para a linha pesada, com 33 itens, incluindo mangueiras de arrefecimento e de admissão de ar (intercooler) para diversas marcas, como Ford, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. Gerente Administrativa da Jamaica, Maria Carolina Ogata, ressaltou o projeto de vídeos técnicos da empresa, projeto lançado em 2022 e com conteúdo voltado ao universo de atuação da fabricante de autopeças. Ela avaliou que a alta participação do público na Automec impressionou a todos no evento. “Muitos clientes e parceiros estão nos visitando, então nossa expectativa foi correspondida”, comentou Maria.

 

Knorr-Bremse

Jefferson Germano, Knorr-Bremse. Foto: Vitor Lima

O lançamento da nova marca TruckServices, destinada à reposição de componentes para veículos comerciais e a ampliação do portfólio da EconX, marca de remanufatura, marcaram a presença da Knorr-Bremse na Automec 2023. “Nós imaginávamos que, por vários motivos e cenários, 2023 seria um ano difícil, mas para o aftermarket está melhor do que esperávamos. Estamos um pouco preocupados com o segundo semestre porque as montadoras deram uma recuada, e o mercado de veículos novos está abaixo do esperado. Mas ainda estamos esperançosos de que este ano será muito bom. Ainda é cedo para analisar porque se passou apenas um trimestre”, analisou o gerente de Aftermarket da Knorr-Bremse, Jefferson Germano.

 

Koube

Raimundo Queiroz, Koube.

A Koube está há vinte anos no mercado produzindo soluções de problemas para oficinas mecânicas na forma de produtos químicos como aditivo para radiador, fluido de freios e descarbonizantes. “Estamos lançando na Automec produtos para transmissão automática: o K10 Pro, usado para a limpeza das galerias de lubrificação, o Flush, o Invertech para tirar o óleo e a Perfect Fit, para o mecânico utilizar na montagem da transmissão automática”, informa Raimundo Queiroz, CEO da empresa. A Automec está muito interessante para a Koube, na opinião do empresário. A meta de conseguir no evento mais vinte distribuidores foi batida logo no primeiro dia, segundo ele. No que diz respeito à expectativa de crescimento do mercado de reparação em 2023, Raimundo Queiroz afirma que são as maiores possíveis.

 

KS

Talita Peres, KS.

O grupo Rheinnmetal apresentou novidades com as marcas KS e Pierburg, o desenvolvimento do portfólio completo para motores 3-cilindros, componentes da linha Euro 6, bronzinas, bombas de óleo, bombas front cover e um portfólio para linha Amarok. A gerente de Marketing e Comunicação Corporativa, Talita Peres, compartilhou as expectativas do grupo para o ano de 2023. “Nós viemos de um período de crescimento muito bom, durante e pós pandemia. A ideia é continuar nesse mesmo vetor de crescimento. Estamos nos preparando para isso e acreditamos que a feira nos impulsionará a isso”.

 

Liqui Moly

Rosi Santos, Liqui Moly Brasil.

Tradicional fabricante alemã de fluidos automotivos que está no Brasil há apenas 3 anos, a Liqui Moly participa pela primeira vez da Automec com sua linha de lubrificantes de alta performance com homologações de montadoras, aditivos de ação preventiva e corretiva, e a linha de fluidos de freio que chega em maio ao mercado com as especificações DOT 4 LV, DOT 5.1 e DOT Racing. “Entendemos que o mercado está com um déficit de bons lubrificantes que atendam uma demanda sólida, com robustez, no nível de performance, no nível de produtos sintéticos e semissintéticos. A gente quer fidelizar o mercado com a alta eficiência dos nossos produtos”, comentou a gerente Técnica da Liqui Moly Brasil, Rosi Santos. “Estamos crescendo de 80 a 90% por mês em volume de vendas no Brasil”, declarou.

 

Litens

Roney Engholm, Litens.
Roney Engholm, Litens.

 

Até então focada no mercado OEM, a Litens iniciou sua investida no mercado de reposição brasileiro na Automec 2023. Seu produto principal  é a polia de alternador desacopladora OAD para alternador, produto patenteado pela Litens no Canadá e que já está em produção no Brasil há pelo menos 10 anos para as montadoras. “É a primeira vez que estamos na Automec. A ideia desde o início era promover a marca e iniciar um relacionamento com os distribuidores. E foi uma grata surpresa para nós. Estande 100% lotado em todo o período”, afirmou o gerente de Vendas para Aftermarket do Grupo Litens para a América do Sul, Roney Engholm.

 

Loja do Mecânico

Rafael Rossato, Loja do Mecânico.

Pela primeira vez, a Loja do Mecânico exibe publicamente a parceria com a Revista O Mecânico, em um estande que alia a informação técnica aos profissionais com produtos e preços competitivos em ferramentas e equipamentos para as oficinas mecânicas, com atendimento especializado. Durante a Automec, a Loja do Mecânico divulga seu aplicativo para celular, que agiliza o processo de compra e oferece cupom USEAPP que dá direito a 5% de desconto na próxima compra. Entre os lançamentos, muitas novidades com a FortG, marca própria da Loja. “O público está muito carente de produtos com preços competitivos. Estamos percebendo isso e está sendo um sucesso de vendas, inclusive. Nossa expectativa é superar as últimas edições de Automec em mais de 20%”, afirma o gerente de Marketing, Rafael Rossato, que enfatiza a estratégia de lojas físicas da Loja do Mecânico que começa a se espalhar pelos principais centros urbanos do Brasuil. “Estamos percebendo que quanto mais próximos estivermos do nosso público, mais sucesso a gente vai ter, e as lojas físicas são uma consequência desse plano, também”.

 

Lubrax

Danilo Guimarães Sad, Lubrax.

Além dos lançamentos em lubrificantes, a Lubrax focou em levar informação e conhecimento para a Automec através de palestras em seu estande sobre performance de óleos automotivos e combustível, eletrificação da frota, entre outros. Segundo o gerente de Estratégia e Marketing de Lubrificantes da Lubrax, Danilo Guimarães Sad, a feira Automec cresceu muito desde a última edição antes da pandemia. “Bacana que a gente vê uma evolução de todo o mercado, de todos os competidores. Está cada vez mais tecnológico, cada vez mais disputado e competitivo, mas no bom sentido. A gente vê todo mundo buscando ter produtos cada vez melhores, e isso eleva todo o mercado”, comenta Danilo.

 

Mahle

Evandro Tozati, Mahle.

Para reforçar no mercado que seus produtos vão além de peças para motor e filtros, a Mahle mostrou na Automec duas linhas de arrefecimento: uma de aditivos para o sistema e outra de válvulas termostáticas. Foram expostos também componentes de climatização, radiadores, intercooler, eletroventiladores, entre outros; além da recém-adquirida linha de equipamentos de diagnóstico e manutenção. “O principal objetivo da Mahle na Automec é uma conexão de relacionamento com o aplicador, com o varejista, que é o cliente direto da empresa e um elo importante deste segmento. Queremos fazer esse contato e ouvir quais são as demandas da ponta”, comentou o head de Vendas e Marketing da Mahle na América do Sul, Evandro Tozati.

 

Marelli

A Marelli Cofap Aftermarket apresenta na Automec 2023 seus últimos lançamentos. Para a marca Cofap, a empresa teve foco na linha auto com amortecedores, kit e top kit suspensão, bandejas de suspensão, bieletas, cubos de roda, juntas homocinéticas, semieixos, trizetas, tulipas, kits de reparo de juntas homocinéticas, buchas e coxins, molas helicoidais, feixes de molas, pivôs, barras e terminais, pastilhas de freio. Com a marca Magneti Marelli foram apresentados produtos para linha auto, linha pesada e componentes para motocicletas. Esta que traz baterias, bielas, filtros de regulador/retificador, kits de motor, lâmpadas, pistão com anéis, suporte e escovas, válvulas de motor, velas de ignição.

 

Maxon Oil

Eliane Francisco, Maxon Oil.

Participando pela primeira vez da Automec, a Maxon Oil aproveitou a oportunidade para apresentar aos visitantes toda a sua linha de produtos que conta com lubrificantes para as linhas leve, pesada, motos, transmissão e também para a área industrial. Para a gerente de Marketing da Maxon Oil, Eliane Francisco, a presença no evento é uma excelente oportunidade para reforçar sua identidade junto aos seus clientes. “Queremos cada vez mais reforçar nossa identidade e nossa marca, além de realizar excelentes negócios. Esperamos também poder conhecer novos clientes para explorar outras áreas do Brasil”, disse Eliane.

 

MG Mangueiras

Antônio Marcilio Oliveira, MG Mangueiras.

Empresa brasileira localizada em Diadema/SP, a MG Mangueiras é especializada em componentes como mangueiras, conexões, termostatos, buchas, coifas e rabichos. Em seu estande na Automec, divulgou vários lançamentos na linha de reservatórios e mangueiras de arrefecimento. Gerente Comercial da MG Mangueiras, Antônio Marcilio Oliveira comenta que a Automec sempre traz aumento de faturamento para a empresa após a participação. “Para nós, a Automec 2023 está sendo uma excelente feira. O primeiro dia foi espetacular, com muitos clientes novos”, celebrou Antônio.

 

Mobensani

Simone de Azevedo, Mobensani.

A Mobensani, empresa sediada em Guarulhos, atua exclusivamente no mercado de reposição na linha de metal-borracha para suspensão, câmbio e motor. Em seu portfólio destacam-se coxins de câmbio, de motor e amortecedor, buchas de bandeja e toda a parte de suspensão de metal-borracha. A novidade que a empresa traz para o mercado reparador na Automec é a nova linha de peças em alumínio. “Agora temos fundição própria, e agora 100% das peças de alumínio são fabricadas dentro da Mobensani”, afirma Simone de Azevedo, diretora comercial da empresa. A executiva diz que a expectativa na Automec é o reencontro com clientes e mecânicos que usam as peças da empresa após quatro anos. Quanto a 2023, a expectativa é de forte crescimento. “Afinal, crescemos dois dígitos há mais de 20 anos”, finaliza.

 

MTE-Thomson

Alfredo Bastos Jr., MTE-Thomson.

A MTE-Thomson apresentou em seu estande uma experiência sensorial aos visitantes, que puderam conferir os produtos da marca através do olfato, audição, visão, paladar e tato. Entre os lançamentos, sensores e sonda lambda para a linha de performance, válvulas termostáticas, válvulas linha diesel, sensores de temperatura para picapes e complementos às 25 linhas da empresa. “O começo do ano foi bom, mas nosso mercado é mais ou menos ‘flat’: cresce pouco, mas cai pouco também”, comenta o diretor de Marketing, Alfredo Bastos Jr. “80% da nossa frota está na reposição. Então, se manter a frota crescendo ano a ano, nosso mercado vai acompanhar esse momento. Acreditamos que vai ser um ano positivo para a reposição”.

 

MWM

Thomas Püschel, MWM.

A MWM exibiu na Automec a sua linha de peças genuínas e linha opção, esta que é destinada a motores da marca MWM, além da linha de peças Master Parts que tem foco em motores e produtos multimarcas. Para essas duas linhas, a MWM tem como objetivo lançar mais 1100 códigos até o final do ano de 2023. O diretor da unidade de Negócios, Hidráulica, Motores, Peças e eMarketing, Thomas Püschel, prevê um ano muito positivo para MWM em 2023. “No primeiro trimestre, nós tivemos um crescimento expressivo. Temos a questão de novos lançamentos, novos projetos, a expansão da nossa rede tanto no mercado local quanto a exportação e os investimentos para o aumento da eficiência operacional do nosso centro de distribuição que fica em Jundiaí”.

 

NGK do Brasil

Hiromori Mori, NGK.

O recém-renomeado grupo Niterra, dono das marcas NGK e NTK, apresenta na Automec a linha de velas NGK Iridium IX, velas de platina G-Power e as originais de montadora (linhas Laser Platinum e Laser Iridium). Também exibe cabos de vela e bobinas de ignição. Com a marca NTK, além das sondas lambda, há os lançamentos de sete novas linhas, incluindo sensores de ABS, de rotação, de velocidade, sensor MAP, sensor de temperatura e sensor de posição de borboleta para a reposição. “O ano de 2023 está sendo excelente para a NGK”, celebra o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori. “Estamos esperando que tanto a marca NGK quanto a marca NTK se fortaleçam. A receptividade está sendo muito grande aqui na feira”, completa.

 

NTN

Stephane Carlino, Presidente da NTN.

O Grupo NTN apresenta a nova linha de rolamentos para as marcas NTN e SNR, além de exibir o cartão ASB, um dispositivo que permite verificar as condições do sensor do rolamento e do ABS. Conforme o diretor de Vendas, Leonardo Barbosa de Araujo, os anos de 2021 e 2022 foram muito bons e possuem expectativas de mais crescimento para o ano de 2023. “Nós praticamente dobramos o faturamento nesses últimos 2 anos, com foco ainda mais forte no mercado de reposição. Nós esperamos continuar o crescimento para esse ano de 2023 e temos uma expectativa que será melhor que o ano passado”.

 

Paraflu

Raissa da Silva dos Santos, Paraflu.

Os carros-chefe da Paraflu são os produtos para o sistema de arrefecimento. Na Automec o lançamento é a linha de fluido de freios DOT (DOT 3, DOT 4, DOT 4 LV e DOT 5.1). A Automec para a Paraflu, segundo Raissa da Silva dos Santos, assistente de Marketing, está sendo um sucesso. “Não esperávamos tanto movimento”, afirma. Surpresa também foi o crescimento do mercado em 2023. Para Raissa, subiu mais do que o esperado e a expectativa é que mantenha esse desempenho até o final do ano.

 

Perfect

Gerson Coronato, Perfect Automotive.

A Perfect é uma empresa focada em suspensão, motor e freio. As principais linhas são relativas à parte de suspensão e ferramentas. Segundo Gerson Coronato, seu diretor-presidente e fundador, o aumento da linha de bieletas é a novidade que a empresa mostra na Automec. “As bieletas sempre estiveram em nosso portfólio, mas agora o catálogo foi completado com mais itens. Hoje temos 4.600 itens no total e chegaremos aos cinco mil até o final do ano”, afirma o empresário. O evento está sendo mais do que satisfatório para a Perfect, na opinião de Coronato. “A Automec é uma feira de negócios e fechamos vários aqui”, revela. Ele acredita que o mercado está aquecido e que sua empresa deve crescer dois dígitos neste ano.

 

Petrol Lubrificantes

Rodrigo Gomes, Petrol Lubrificantes. Foto: Vitor Lima

Em expansão de marca com maior demanda de produção, além da nova fábrica operante, a Petrol Lubrificantes apresenta seu catálogo de produtos para o mercado de aftermarket automotivo. Também aproveita o evento para lançar seu óleo Xisto Supremo sintético 5W-40. “A partir de maio, com nossa nova fábrica produzindo, vamos ter mais agilidade para entregar os produtos para os distribuidores. Esperamos um segundo semestre mais receptivo do mercado e também com novas expansões por conta disso”, afirmou o gerente Comercial da Petrol, Rodrigo Gomes, que celebrou com otimismo os novos negócios fechados já no primeiro dia da feira. “Hoje mesmo conseguimos estabelecer novas parcerias em mercados que, para a gente, são relevantes”.

 

Philips

Juliana Gubel, Philips.

Além da linha de iluminação automotiva, com destaque para os faróis em LED, a Philips enfatizou no seu estande oito novas séries e mais de 40 produtos voltados ao conforto e auxílio, tais como barras de LED, lanternas de trabalho (também indicadas para uso em oficina), auxiliar de partida que funciona como um “power bank” para a bateria de 12 V, cabos de recarregadores e adaptadores de celular para veículos, câmeras para painel, purificador de ar e aromatizador, e thermal box. “A Automec proporcionou o contato com muitos clientes importantes da empresa, não só do Brasil como também da América Latina”, contou a gerente de Marketing da Philips, Juliana Gubel.

 

Radnaq

Katarina Polido, Radnaq.

A Radnaq, que atua com produtos e fluidos automotivos, ampliou o seu catálogo ao comercializar óleos lubrificantes desde o ano passado. A linha de lubrificantes da marca foi exibida na Automec. A vendedora Katarina Polido informou as expectativas da empresa para o ano de 2023. “Nós esperamos um crescimento de 20 a 30%, o mercado nesses dois últimos meses se mostrou aquecido”. Katarina ainda descreve sobre o que achou da 15ª edição da feira, que não ocorria há 4 anos. “Depois da pandemia, o pessoal estava afoito por essa feira. Foi uma feira muito boa, com muitos negócios, muito profissional e com certeza iremos colher bons frutos”.

 

Randon (Master, JOST, Castertech e Suspensys)

André Ulian, Randon.

O Grupo Randon apresentou na Automec suas novidades com as marcas JOST, Master, Castertech e Suspensys. A JOST Brasil exibiu o lançamento da quinta roda. Para Castertech, trouxe sua linha de discos de freio para Scania, Volvo e Mercedes. Já a Suspensys teve foco em balanças, vigas, suportes e buchas, e para Master, foi demonstrado patim de freio, sistemas pneumáticos, ajustadores e câmaras de serviço. “Ele [o ano] começou com um volume muito acima do que nós tínhamos de expectativas para o ano. Isso é fruto de todo o trabalho que as empresas fazem em cativar o cliente, o push and pull e o trabalho de lançamento de produtos competitivos para o mercado de reposição”, informa o Coordenador de Reposição, André Ulian, sobre o aquecido mercado para as marcas do grupo Randon.

 

Ranalle

Letícia Ranalle, Ranalle.

A Ranalle comemora na Automec 30 anos de presença no setor de autopeças, focada em tensões e polias. “Aproveitamos o evento para lançar a linha de bombas d’água e coŕreias para veículos pesados e maquinas agrícolas”, informa Letícia Ranalle, diretora comercial da empresa. “As correias serão vendidas em kits e também em unidades avulsas”, completa. Quanto ao evento, a executiva afirma que “está bem legal. Desde o primeiro dia vimos um forte movimento, com os visitantes bastante interessados em conversar, tirar dúvidas e conhecer melhor o produto. A diretora mostra-se bastante otimista em relação ao mercado de reparação em 2023, particularmente em relação à Ranalle, graças ao aumento de seu portfólio.

 

Raven Ferramentas (Raven, King Tony, M7) 

Bruno Pinheiro Ratão, Raven.

O Grupo Raven expôs na Automec 85 novos produtos com a marca King Tony, incluindo diversos tipos de mobiliários novos, e a Linha de chave de impacto a bateria da marca M7. Já com sua prórpria marca, foram 30 novos produtos, com destaque para a atualização de seu Scanner 3 para Scanner 3 PRO. De acordo com Bruno Pinheiro Ratão, do Marketing da Raven, o Scanner 3 PRO é um aparelho mais robusto e possui diagnóstico CAN FD, licença SGW Stellantis e sistema de gestão de oficina habilitado à parte. “Foram praticamente cinco anos sem contato direto com o mecânico”, apontou Bruno, referindo-se ao período da pandemia. “A gente está sentindo que o mecânico voltou a trabalhar com força total, então, estamos esperançosos com o reaquecimento forte do mercado”, comentou. 

 

Rede Pit Stop

Rodrigo Pimentel, Rede Pit Stop.

Rede do Grupo Comolatti composta por mais de 2,2 mil lojas em todo o Brasil, a rede Pit Stop esteve na Automec apresentando seu conceito de loja mais próximo do varejo, que vai muito além de vender só peças para carro. “À medida em que a gente empurra o balcão para o fundo e traz gôndolas para a frente da loja, fazemos com que o dono de autopeças também venda produtos que muitas vezes os clientes não iriam comprar porque não enxergam o produto dentro do balcão”, detalha o diretor de Canais Digitais e Pit Stop, Rodrigo Pimentel. Ele também ressaltou a necessidade do relacionamento interpessoal no setor para aliviar a demanda reprimida causada pandemia. “A feira é muito mais que demonstração de produto, tendência e tecnologia. É uma feira que conecta. E as conexões fazem com que a gente evolua, cresça e desenvolva o setor como um todo”, finalizou.

 

RIO (Riosulense) 

Natália Vasconcellos, RIO (Riosulense).

Fabricante de autopeças com 77 anos de história, a RIO lançou quatro linhas de produto na Automec 2023: bronzinas, kits de distribuição, juntas e parafusos de cabeçote. Com isso, agora a marca tem 19 linhas de produtos, a maioria produzidos na fábrica da empresa em Rio do Sul/SC. “O mercado em 2021 teve um crescimento muito além do esperado, até por conta da pandemia. Em 2022, continuou crescendo e o ano de 2023 a gente enxerga como uma estabilização. E a gente pretende continuar crescendo por meio dessas novas linhas de produtos. Nos demais produtos, nós temos um mercado bastante consolidado”, comentou a gerente comercial da RIO, Natália Vasconcellos.

 

Roltens

William Giavara Ferreira, Roltens.

A Roltens fornece produtos automotivos para o aftermarket na linha de tensores, polias, sistema de sincronismo da correia dentada e da correia de acessórios. O lançamento da empresa na Automec é o kit de correia tanto de acessórios como de correia dentada com a marca Roltens, desenvolvida por um fornecedor e validada em laboratório. Na visão de William Giavara Ferreira, engenheiro da Roltens, “a experiência na Automec está sendo incrível, com muitas pessoas engajadas em conhecer o nosso produto”. Ele espera que o mercado de reposição cresça neste ano, projetando que um incremento maior acontecerá apenas em 2024.

 

Sabó

Ana Paula Soares, Sabó.

A Sabó atua nos segmentos automotivo (linha leve, pesada e moto), industrial, agrícola e linha branca, com sistemas de vedação. Seus principais produtos são retentores e juntas. A empresa apresenta como principal lançamento na Automec um jogo de juntas para câmbio em formato de kit. “Este lançamento atende a um pedido de reparadores, tendo em vista o grande número de câmbios automáticos que estão estourando por aí, comenta Ana Paula Soares, gerente regional da Sabó. Outros importantes lançamentos são a evolução do retentor de roda 07338BAYF para a linha pesada, que agora serve os eixos Meritor também com freios ABS. Ana Paula Soares afirma que está bem contente com a frequência do público na Automec, pela maior proximidade com os clientes- reparadores e sistemistas. E que a expectativa para o mercado reparador em 2023 é positiva, com a Sabó esperando crescer na faixa dos dois dígitos.

 

Sampel

Ricardo Souza, Sampel.

A Sampel participa da Automec focando na apresentação de sua linha de metal-borracha (coxim, suporte hidráulico do motor, kit do amortecedor, barra estabilizadora, entre outros. No evento, a novidade é o coxim hidráulico, que necessita ser bem apresentado. “Porque o mercado tem dificuldade em entender a diferença entre o coxim hidráulico e o de borracha maciça. A montadora fornece como coxim hidráulico e o mercado fornece como borracha maciça devido à curva de conforto. Só que existe uma diferença muito grande entre um produto é outro”, esclarece Ricardo Souza, gerente de marketing da Sampel. O executivo está otimista com a edição atual da Automec pelo grande número de expositores e de visitantes. Também vê o mercado em viés de alta. “Neste ano o mercado já vem apresentando ótimos resultados. Percebemos isso mês a mês, conclui.

 

Schaeffler (LuK, INA e FAG)

Rubens Campos, Schaeffler.

A Schaeffler apresenta o CPCA LuK, sistema de acionamento de embreagem pneumático concêntrico (CPCA) para transmissões automatizadas de caminhões e ônibus. Também, o kit de reparo RepSystem-G para o eixo elétrico, o sistema mecatrônico inteligente de direção da roda traseira (iRWS) e o rolamento especial TriFinity, voltado para a eletromobilidade. “Estamos focados nas necessidades dos nossos clientes, nas quais se incluem as soluções de manutenção que as oficinas precisam hoje e no futuro próximo. O nosso objetivo é ajudar as oficinas neste cenário repleto de mudanças, devido às novas tecnologias, como a eletrificação”, reforça Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo Schaeffler América do Sul. O estande também mostra os kits inteligentes INA para a troca de correias de distribuição e, entre os rolamentos FAG, destaque para a linha de caminhões e ônibus com as unidades de Reparo de Rolamento Compacto, RIU (Repair Insert Unit), que já conta com lubrificação e pré-montagem fábrica.

 

Schulz

Como meta, a Schulz deseja terminar o ano de 2023 ultrapassando a marca de 1.000 códigos de produtos em seu catálogo. Para isso, nesta edição da Automec, a empresa exibe novos itens, além de apresentar novos componentes em desenvolvimento, como compressores de duplo estágio, versões sem óleo lubrificante e módulos para modelos com tração elétrica.

 

SEG Automotive

Roberto Weiler, SEG Automotive.

Fabricante multinacional com produção local em Itupeva/SP e fornecedora original de todas as montadoras nacionais, a SEG Automotive focou em ressaltar os diferenciais a cobertura de 80% de mercado para as linhas de alternadores e motores de partida. No estande, exibiu ainda componentes de eletrificação visando o mercado de reposição. Também aproveitou para divulgar o catálogo digital de seu portfólio e apresentou programas para mecânicos parceiros e de informação técnica para os profissionais sobre os seus produtos. “Com toda estrutura que nós montamos para o mercado de reposição e um trabalho duro, tenho certeza de que vai ser mais um ano desafiador, mas que vamos chegar em dezembro celebrando mais um ano fantástico de crescimento do mercado de reposição”, projetou o Presidente da SEG Automotive para as Américas, Roberto Weiler.

 

Sintech

Vítor Hugo, Sintech.

Reposição de peças de mercado é o foco da Sintech, principalmente pistões, anéis de segmento, linha leve, linha diesel e comandos de válvula. A grande novidade da marca nesta edição da Automec é a bronzina Black. “Ela tem a mesma composição da liga metálica tradicional, com uma galvanização com polímero preto. Tem mais resistência e durabilidade”, afirma Vítor Hugo, gerente comercial da Sintech. A peça é voltada para linha leve, picapes e linha turbo – motores TSI, por exemplo. Vitor Hugo está surpreso com o movimento da Automec, para a qual a empresa fez o seu maior investimento entre todas as edições. Com relação ao desempenho do mercado de reposição, espera um forte crescimento, pois a própria Sintech já obteve nos primeiros três meses do ano, 70% do faturamento de 2022.

 

SKF

Yair Zeinberg, SKF.

A SKF reforça seu portfólio para sistema de sincronismo para a linha leve lançando novos part numbers em kits de corrente na Automec. Também novidade no estande são os kits de rolamentos de 1ª geração já com os cubos forjados para as principais aplicações de linha leve, solução inspirada pelos hábitos do mercado. “A gente entendeu, fazendo estudos no mercado, que realmente há uma necessidade e uma venda combinada entre esses dois produtos”, apontou o gerente de Desenvolvimento de Produtos da SKF na América Latina, Yair Zeinberg. Para a linha pesada, rolamentos tradicionais cônicos e rolamentos TMU e THU para as principais aplicações, como Volvo e Scania.

 

SUN (Snap-on)

Eduardo Zanetti, SUN.

A SUN levou à Automec sua gama de equipamentos para diagnóstico automotivo e manutenção. Entre os lançamentos, novos elevadores, carrinhos de ferramenta e novo modelo de desmontadora de pneus. “A gente fechou 2022 com recordes na empresa e 2023 é um ano que para nós começou de maneira espetacular. Até o final do ano, a gente espera um crescimento em potencial com mais lançamentos no mercado”, contou o Gerente de Marketing da SUN, Eduardo Zanetti, que comentou sobre o sucesso de público da Automec. “O evento está se mostrando muito forte depois de quatro anos de pandemia. Com certeza a feira vai ser um sucesso para todo mundo”, declarou.

 

Suporte-Rei

Vanessa Ramalho, Suporte-Rei.

Há 62 anos no mercado, a Suporte-Rei trabalha com as linhas pesada, leve e agrícola, com um portfólio maior da primeira. “Nosso foco aqui na Automec é mostrar os produtos iniciais da linha elétrica, que começaremos a trabalhar em breve”, afirma Vanessa Ramalho, do departamento de marketing da empresa. Para a Suporte-Rei esta edição da Automec supera todas as projeções com recordes de visitação ao estande sendo batidos. A empresa projeta grande crescimento do mercado de reposição, que está aquecido.

 

Tecfil

Plínio Fazol, Tecfil.

A Tecfil atua no segmento de filtros dentro do mercado da reparação automotiva. A grande novidade lançada na Automec é o EcoLigna. “Trata-se de um filtro desenvolvido com um novo tipo de papel ecológico em parceria com a Ahlstrom, uma líder mundial em soluções de fibras sustentáveis”, informa Plínio Fazol, gerente de marketing. “Há uma redução de 20% do CO2 na fabricação e com ganho de performance”, completa. Outra novidade é a linha de filtros marítimos. Para o gerente de marketing da Tecfil, a edição deste ano da Automec está ótima e com grande movimentação de pessoas nos estandes. A animação se estende ao momento do mercado de reparação. “Somos abençoados, porque a economia chacoalha mas o mercado da reparação está sempre está bem. Este ano com certeza será melhor que em 2022”, finaliza.

 

Techmax

Renato Luciano, Techmax.

Empresa voltada ao ramo de equipamentos automotivo com 13 anos de atuação e passará a fabricar seus produtos em solo brasileiro, a Techmax exibiu na 15ª edição da Automec, sua linha de equipamentos undercar para oficina. A linha contém alinhador digital, alinhador 3D, balanceadoras e desmontadoras. O Diretor, Renato Luciano, está otimista com o cenário em 2023 e prevê um aumento nas vendas da empresa. “Nós temos uma projeção de aumento na produção e nas vendas. Um dos pilares vai ser a Automec e os demais eventos pelo Brasil, além da nova abordagem de marketing”.

 

Tramontina

Giovani Maffei, Tramontina.

A Tramontina atua em diversos segmentos da indústria, desde linha doméstica até ferramentas. “Na Automec o grande lançamento é o carro inteligente Smart Sistem, voltado para a segurança do funcionário, para que ele não esqueça ferramentas no ambiente de trabalho (perto de aviões, turbinas, carros)”, afirma Giovani Maffei, do departamento de vendas da empresa. Segundo Giovani, a Automec está sendo excelente para a empresa, e o mercado reparador em 2023 continuará em viés de crescimento, que vem ocorrendo nos últimos anos.

 

Turbo Filtros

Fábio Sartorelli, Turbo Filtros.

Há mais de 20 anos no mercado, a Turbo Filtros foca em tecnologia e reconhecimento da marca para esta Automec 2023. “Somos uma empresa com produção para mais de 25 players no nosso segmento, tanto para linha pesada, linha agro, fora de estrada e linha leve”, informa o coordenador regional de Vendas, Fábio Sartorelli. A empresa acredita no crescimento da marca nesse ano de 2023. “Desde janeiro, tivemos um crescimento surpreendente, e continuamos a nos surpreender a cada dia”, disse o coordenador.

 

Valeo

Marco de Luca, Valeo Service.

Comemorando 100 anos de empresa, a Valeo participa da Automec divulgando as iniciativas de suporte e informação técnica no site Valeo Service aos mecânicos. “O que vai diferenciar uma marca da outra não é só o produto. É o serviço que suporta a qualidade desse produto”, declarou Marco de Luca, Gerente Geral da Valeo Service. Entre os lançamentos em produtos, estão as lâmpadas automotivas com a marca Valeo e bobinas de ignição. No estande, a empresa também expõe lançamentos de suas linhas de componentes tradicionais, como motores de partida e alternadores (foto à dir.).

 

Vetor

Adamo Zen, Vetor.

Com mais de 30 anos de operação no mercado, a Vetor é uma importadora de reposição automotiva, localizada em Brusque/SC. A empresa lança na Automec sua linha de bieletas para veículos das marcas Volkswagen, Citroën, Peugeot, Fiat, Ford, Chevrolet, Honda, Toyota, Hyundai, Kia, Mitsubishi, Nissan, Renault, Dodge e Land Rover. “No ano passado, estávamos bastante receosos por causa da situação política do país, e com medo do que iria acontecer. E 2023 surpreendeu a gente positivamente. O ano começou bastante aquecido e vem mostrando que vamos ter um crescimento bastante significativo até o final do ano caso se mantenha assim, declarou o diretor da Vetor, Adamo Zen. 

 

Wahler

Diego Sanchi, Wahler.

A empresa levou até a Automec lançamentos para a linhas leve e pesada, com foco no sistema de arrefecimento. Foram apresentados no estande da empresa novas válvulas termostáticas e sensores para carros de passeio. Segundo o Gerente de Vendas e Engenharia da Wahler, Diego Sanchi, o evento é uma excelente oportunidade para a retomada de relacionamentos após o difícil período da pandemia. “Está sendo uma excelente oportunidade para a retomada dos relacionamentos após o período da pandemia que gerou uma distância natural entre nós. Aqui na Automec estamos observando um resultado melhor que o esperado”, disse Diego.

 

Wega

Thuanney Castro, Wega.

A Wega está no setor automotivo nas linhas leve e pesada e trabalha com filtros e velas automotivas. As novidades para a Automec estão na linha agro – saca velas, filtros com e sem junta e as velas de ignição de irídio. “A Wega tem mais de 30 modelos para ajudar os reparadores”, informa Thuanney Castro, supervisora de marketing da empresa. A executiva afirma que sucesso é a palavra que define a Automec. Acredita que o mercado crescerá neste ano, ainda mais a partir do segundo semestre. No seu setor, o crescimento é justificado pela mudança na cultura do brasileiro na maior freqüência da troca do conjunto de filtros.

 

Yiming Parts

Luís Wu, Yiming.

A empresa Yiming Parts é originária da China e está há 13 anos no Brasil. Começou importando bombas d’água, amortecedores e bandejas, e hoje conta com um porfólio com mais de 2 mil itens. “Para a Automec trouxemos como novidade uma linha de peças para automóveis importados e também uma bomba d’água elétrica”, informa o diretor-geral Luís Wu, que trouxe a marca chinesa para cá. A empresa vê a Automec como uma excelente vitrine para seus produtos e acredita que o mercado da reparação está bastante aquecido e proporcionará forte crescimento à Yiming Parts.

 

ZEN

David Catasiner, ZEN.

Sediada em Brusque/SC, a ZEN levou ao seu estande da Automec sua tradicional linha de impulsores de partida, polias, alternadores e tensionador de correias. Entre os lançamentos, estão a linha de relés de partida, induzido e rotor/estator de alternador. Diretor Comercial da ZEN, David Catasiner espera um crescimento de pelo menos dois dígitos da empresa catarinense para 2023. “O mercado de reposição é um mercado resiliente. Então mesmo neste momento do país, onde a economia está desacelerando, nós continuamos enxergando um desenvolvimento muito positivo do mercado de reposição”, comentou o executivo, que ressaltou o grande público presente à feira. “O primeiro dia foi simplesmente incrível. Nunca tivemos tanta frequência no nosso estande”.

 

ZM

Poliana Zimmerman, ZM.

A ZM está comemorando 40 anos de existência em 2023. Nasceu como uma empresa de elétricos (relés, motor de partida, alternadores e alguns outros produtos e outros componentes e hoje também possui a linha mecânica (parafuso de roda, suspensão, cruzeta, cardan). “Na Automec estamos lançando os impulsores e os tirantes da linha pesada”, diz Poliana Zimmerman, coordenadora de marketing da empresa. A expectativa da empresa para o evento, segundo Poliana, é muito alta, tanto para o número de visitantes como para negócios. Também é alta a expectativa da ZM quanto ao desempenho do mercado de reposição neste ano.

__Cobertura por Daniel Palermo, Vitor Lima, Pedro Damian e Alexandre Villela (fotos).

ESTA REPORTAGEM ESTÁ SENDO CONSTANTEMENTE ATUALIZADA IN LOCO NA AUTOMEC 2023. VOLTE EM INSTANTES PARA MAIS INFORMAÇÕES.

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