Se tem um modelo que chama atenção por onde passa é o Audi TT, o modelo superesportivo da Audi que acaba de completar 15 anos de vendas no Brasil. Seu desenho é um marco para a Audi, já que foi construído do Zero, tendo inclusive um nome que nada tem a ver com o restante da gama alemã (A1, A4, Q3, S5 etc), com alusão a uma corrida inglesa chamada Tourist Trophy – TT.
A linha RS acaba de chegar ao Brasil nas versões RS Coupé e RS Roadster , trazendo um conjunto mecânico de última geração: um motor de cinco cilindros, com 340 cv, combinado ao câmbio S-TRonic de 7 marchas e a tração integral quatro. Começando pelo motor, a Audi equipou a versão com o TSFI 2.5 litros, ou seja, turbinado e com injeção direta de gasolina. Assim é capaz de entregar a potência de 340 cv e o torque máximo de 450 Nm em baixas rotações – 1.600 rpm, mantendo-se constante até 5.300 rotações.
A Audi explica que a “trilha sonora” do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior. Ou seja, o barulho que todo apaixonado por carros gosta de escutar.
Completando o powertrain, a transmissão automática de sete velocidades S tronic, com sistema de dupla embreagem e layout compacto de três eixos, amplamente espaçados, e com a sétima marcha concebida também para ultrapassagens. Como todo carro sequencial, as marchas podem ser trocadas de maneira manual pela alavanca ou por meio do shift-paddles atrás do volante. A tração integral quattro é de série.
A engenharia da Audi explica que o sistema de dupla embreagem trabalha com as marchas pré-engatadas, de modo que a mudança de marcha é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível do fluxo de potência.
Esportivo ao extremo, o Audi TT RS tem suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros, além do Audi Magnetic Ride, que modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Mais uma inovação da marca, este sistema de amortecimento de alta tecnologia possui minúsculas partículas magnéticas que circulam no óleo dos amortecedores. De acordo com a Audi, quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.
Com muita segurança e uma série de recursos tecnológicos, o modelo vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta. Os preços são de R$ 399 mil para a versão RS Coupé e R$ 419 mil para o modelo Roadster.