Ampliando sua gama de esportivos à venda no Brasil, a Audi traz o RS Q3, primeiro modelo da linha RS desenvolvido para a família Q de utilitários da marca. Apresentado para o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo/SP, o RS Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O motor que equipa o RS Q3 é o 2.5 TFSI, com cinco cilindros, que gera 310 cv de potência e 420 Nm de torque. Esse conjunto foi utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, e foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. O motor é equipado de série com o sistema de condução Audi Drive Select, que permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic.
Outro recurso que já vem de fábrica com o modelo é o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. O motor também possui medidas de eficiência como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade.
O RS Q3 possui transmissão composta pelo câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que possui opção de troca de marchas manuais por meio de borboletas atrás do volante (shift paddles) ou pela alavanca seletora. Já o sistema quattro de tração integral, comandada por uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.
A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal, sendo que a traseira possui sistema independente do tipo four-link, com quatro braços. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A direção possui sistema eletromecânico de pinhão e cremalheira. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.
Ainda segundo a Audi, os discos de freio do RS Q3 são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras, e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente.
O Audi RS Q3 é oferecido pelo preço sugerido de R$ 273.600,00.
Ficha técnica
Motor: 2.5 Turbo FSI
Cilindros: 5 em linha
Cilindrada (cm³) / válvulas por cilindro: 2.480 / 4
Potência (cv): 310 a 5.200 – 6.700 rpm
Torque (Nm): 420 entre 1.500 – 5.200 rpm
Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 7 velocidades
Dimensões
Comprimento (mm): 4.410
Largura (mm): 1.841
Altura (mm): 1.580
Distância entre eixos (mm): 2.603
Peso (kg): 1.655
Capacidade do tanque de combustível (l): 64
Capacidade do porta-malas: (l) 356
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h (s) 5,2
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)