Depois de inaugurar a terceira geração de automóveis SUV, o Sporty Utility Audi Q7 ganha nova roupagem para agradar consumidores e permitir encarar melhor outros tipos de terreno. O modelo está disponível no Brasil com motor 4.2 litros V8 a gasolina, que desenvolve 350cv de potência e torque máximo de 440 Nm. A transmissão é tiptronic de seis velocidades com trocas de marchas também no volante esportivo multifuncional, com ajuste elétrico de altura e distância.
O motor V8 é semelhante ao da RS4 Avant, em V, com notáveis ângulos de 90 graus nos cilindros e distância entre eles de 90 milímetros. Como no motor da RS4, o V8 do Audi Q7 tem sistema de injeção direta FSI, que garantiu cinco vitórias ao Audi R8 na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans. A empresa explica que os motores FSI têm mais força e dinamismo do que outras configurações e ainda economizam combustíveis. O Audi Q7 4.2 quattro faz de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge velocidade máxima de 248 km/h.
O pacote exclusivo do kit off-road do inclui spoilers dianteiros e traseiros que se adaptam melhor ao uso misto (terra e asfalto); skid plate dianteiro e traseiro de alumínio para proteção do motor e dos eixos; estribos que facilitam o acesso ao interior do veículo, frisos de proteção no piso abaixo das portas; molduras que aumentam o espaço nas caixas de roda e evitam o acúmulo de barro; frisos de proteção nos pára-choques; tapetes especiais de borracha para o interior do hábitáculo e em parte do porta-malas e macaco especial mecânico que se adapta melhor ao uso em ocorrências no fora de estrada.
A Audi passou a oferecer também lanternas traseiras transparentes, rodas com novo desenho e 20 polegadas de aro, DVD duplo para os ocupantes do banco traseiro, rack de teto e bagageiro especial com capacidade de carga de 50 kg. Para um carro que pode transportar até sete passageiros, como o Audi Q7, o bagageiro no teto é um acessório útil. Além disso, vem equipado com travas de segurança contra roubo que não permitem a sua retirada sem chave.
O Audi Q7 vem equipado com a tração permanente quattro para maior aderência e estabilidade lateral e o chassi compreende numerosos componentes de alumínio, como a suspensão independente. Além disso, os amortecedores foram desenhados para oferecer mais esportividade e conforto, mesmo em situações off-road. A mais importante característica de um automóvel fora de estrada é o ajuste de distância do solo, variável do mínimo de 165 mm ao máximo de 240 mm, no modo elevado.