As concessionárias da Audi nacionais já se preparam para receber, neste mês, o novo utilitário de luxo da marca, o Q7 modelo 2010. Com dois tipos de motorização, 3.6l V6 e 4.2l V8, o automóvel apresenta sistemas de auxílio para manobras, piloto automático com radar e conjunto ótico equipado com leds. Apesar das alterações na propulsão, as duas versões carregam tração quattro com distribuição dinâmica de torque e diferencial central.
Basicamente, as modificações em cada modelo são as seguintes: o propulsor 3.6l V6 desenvolve 284 cv de potência máxima a 6200 rpm e torque máximo de 36,75 kgfm, a partir de 2.500 rpm. Equipado com câmbio Tiptronic de seis marchas, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 225 km/h.
Já o motor 4.2 litros V8, gera potência máxima de 355 cv e torque máximo de 44,9 kgfm, ambos a 3.500 rpm. O veículo consegue sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 7,4 segundos e garante aceleração máxima de 248 km/h.
Os faróis auxiliares de neblina e as novas lanternas traseiras equipadas com bi-xenônio são capazes de realizar ajustes automáticos de altura e possuem função para acender e apagar por meio de um sensor de intensidade luminosa. Com novos detalhes no desenho, o automóvel apresenta filetes e contornos em alumínio na parte inferior do pára-choque traseiro e na grade frontal. Na parte interna, a cor alumínio é predominante nas laterais das portas, painel e console central.
Para auxiliar o condutor na hora de estacionar, o veículo disponibiliza sistema com câmera instalada no para-choque traseiro, que exibe as imagens em uma tela de 6,5 polegadas, localizada no console central do veículo. Além disso, a ferramenta oferece o modo “Baliza”, para estacionar em vagas entre obstáculos.
Os equipamentos que completam o veículo são: piloto automático com radar e controle de distância, que reduz a velocidade quando o carro se aproxima de outro veículo, chave “inteligente” que destrava as portas automaticamente ao motorista se aproximar, ar-condicionado independente para condutor e passageiro da frente, sistema de som capaz de se integrar a diversos tocadores MP3 (de série na versão 4.2l), relógio e temperatura externa e bluetooth, para utilização de celular, de série nos dois modelos.