A Audi lançou no Brasil a terceira versão do esportivo TT Coupé que, segundo a montadora se destaca pela aplicação de tecnologias inovadoras no sistema de propulsão, além da concepção de seus controles e mostradores.
O novo TT é oferecido ao mercado brasileiro em duas versões, Attraction e Ambition, ambas equipadas com o conjunto propulsor formado pelo motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem. Os dois modelos trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, precursor de uma verdadeira revolução no design do painel de instrumentos, conforme a fabricante.
O motor 2.0 TFSI tem 230 cv de potência e reúne sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de acionamento de válvulas (Audi Valvelift System – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O motor turbo oferece torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm. Ele acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada por palhetas no volante.
A Audi também destaca a alta eficiência no consumo e o baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o cupê percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9. A emissão de gás carbônico é de 123,8 gramas por quilômetro.
Em vez dos mostradores analógicos convencionais, o novo TT traz a bordo o Audi Virtual Cockpit. Este painel de instrumentos é totalmente digital. O motorista ainda pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).
Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes. Na borda inferior do Virtual Cockpit, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.