A Audi é a primeira montadora a implementar o uso de lâmpadas periféricas brancas LED – díodos emissores de luz – nos faróis de uso diurno e, por isso, o Audi R8 é o primeiro carro do mundo a utilizar sistema de iluminação totalmente baseado nessa tecnologia. Isso foi possível graças ao fato da União Européia adiantar a regulamentação do uso desse tipo de luz, que estava prevista para acontecer somente em 2008.
Desde 1992, a indústria automobilística vem adotando o uso do sistema de iluminação LED com lâmpadas vermelhas para equipar as lanternas traseiras, sinaleiras e luzes de freio. Outro fato é que essa inovação está sendo expandida para todo o sistema de iluminação externa do carro. Cada unidade de farol dianteiro equipado com tecnologia LED possui um total de 54 fontes de iluminação, que funcionam agrupadas de acordo com as necessidades de cada momento.
O eficiente brilho de luz e baixo consumo de energia também são vantagens do uso da tecnologia LED no sistema de iluminação de um carro (50 watts para os faróis baixos e 6 watts para as luzes de uso diurno). Além disso, a coloração similar à luz do dia aumenta o contraste e torna a percepção visual mais agradável.