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Audi desenvolve amortecedores que recuperam energia cinética

Descrição da Audi para o sistema eROT
Descrição da Audi para o sistema eROT

A Audi está trabalhando em um protótipo denominado eROT (elétrico rotacional), no qual amortecedores rotativos eletromecânicos substituem os atuais hidráulicos para permitir a recuperação de energia cinética na suspensão e mais conforto. A fabricante define o sistema eROT como uma suspensão ativamente controlada que se adapta às irregularidades da superfície e ao estilo do condutor.

Com o eROT, a Audi afirma que pode configurar o amortecimento no ciclo de compressão para ser confortavelmente suave, sem comprometer a absorção de energia necessária durante o movimento da suspensão. Outra vantagem do novo sistema, explica a Audi, é sua geometria. Existem moto-geradores instalados horizontalmente no eixo traseiro que substituem os amortecedores telescópicos verticais, o que permite um ganho adicional de espaço no porta-malas.

O sistema eROT permite ainda converter energia cinética em elétrica tanto no ciclo de amortecimento como durante o estiramento. Para realizá-lo, um braço mecânico absorve o movimento do cubo das rodas. O braço transmite a força deste movimento por meio de uma série de engrenagens para o moto-gerador, que a converte em eletricidade. O resultado dessa recuperação é de 100 a 150 watts, em média, durante os testes em ruas e rodovias alemãs – entre 3 watts em rodovias recém-pavimentadas a até 613 watts em vias secundárias de piso irregular. Nas condições de uso diárias tradicionais, isso corresponde a uma diminuição na emissão de CO2 de até 3 g/km.

Tecnologia para futuros carros híbridos

A nova tecnologia eROT baseia-se na utilização de sistemas elétricos de 48 volts. Nas configurações atuais, suas baterias de íons de lítio têm uma capacidade de 0,5 kW/h e um pico de saída de 13 kW. Um conversor DC (corrente contínua) conecta o subsistema de 48 volts ao sistema primário de 12 volts, que inclui um gerador com capacidade elevada e de alta eficiência.

Dr. Stefan Knirsch, membro do Conselho para Desenvolvimento Técnico da AUDI, explica o princípio por trás do eROT: “Cada buraco, lombada ou curva, induz energia cinética no veículo. Os amortecedores atuais absorvem esta energia, que é imediatamente perdida ao ser transformada em calor”, afirma. “Com os novos amortecedores eletromecânicos, acoplados ao sistema elétrico de 48 volts, podemos utilizar esta energia. O sistema também nos presenteia, e aos nossos clientes, com possibilidades inteiramente novas de ajuste da suspensão”.

A Audi afirma que os resultados iniciais dos testes do eROT são promissores, portanto, sua utilização futura em veículos pode acontecer. O pré-requisito para tanto é um sistema elétrico de 48 volts. A próxima versão está planejada para 2017, na qual o sistema elétrico de 48 volts servirá como sistema primário e alimentará um sistema tração híbrida de alto desempenho, que poderá oferecer economia de combustível de 0,7 litros para cada 100 km rodados.

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