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Atualizar O Mecânico conquista público na Autopar

Promovido pela Revista O Mecânico, ciclo de palestras teve a participação de mais de 300 profissionais do setor, todos em busca de informações técnicas e sobre gestão de oficinas.

Carolina Vilanova

 

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Competir no mercado acirrado das oficinas mecânicas independentes, oferecendo serviços de qualidade para conquistar cada vez mais clientes e ver o seu negócio prosperar. Esse é o objetivo de todo empresário da reparação. Mas para conseguir essa façanha é preciso muita dedicação, comprometimento e muito, mas muito conhecimento técnico e administrativo.

 

Com o intuito de ajudar o profissional nessa tarefa, a Revista O Mecânico promoveu durante todos os dias da Autopar 2008 o ciclo de palestras “Atualizar O Mecânico”. O projeto tem a missão de disseminar informações técnicas e outras dicas valiosas para o dia-a-dia dos profissionais da reparação, tendo sempre em vista a satisfação do cliente na prestação de serviços, com alto nível de qualidade e garantia.

 

“O programa e funciona como um canal de comunicação entre os mecânicos e as indústrias do setor automotivo, uma oportunidade especial que contribuirá para elevar o nível da qualidade nas oficinas mecânicas”, explica o diretor Comercial da GG Editora de Publicações Técnicas Ltda., Fabio Antunes de Figueiredo, que publica a Revista o Mecânico.
Num espaço selecionado dentro do pavilhão da feira, foram construídos dois auditórios, com capacidade para 20 participantes cada um. Ao lado estava estacionada carreta-estande da Revista, que recebeu clientes e amigos durante todo o evento.

 

Eram realizadas duas palestras gratuitas simultaneamente, com duração média de 30 minutos cada. Ao todo foram transmitidas 24 apresentações, com a participação de 329 profissionais, que ganharam certificado de participação e um ano de assinatura da Revista O Mecânico.
Os treinamentos foram ministrados por representantes das empresas parceiras do projeto: Alfatest, Castrol, Elring Klinger, Goodyear Correias, Mecanicaweb e OficinaFacil.net.

 

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Opinião dos espectadores

 

De acordo com Jaire Cordeiro Nunes, mecânico da Motorauto, da cidade de Dom Pedrito/RS, que assistiu a palestra da Castrol, a oportunidade de saber mais sobre óleos lubrificantes foi muito boa. “Muita gente não sabe aplicar corretamente o lubrificante, principalmente, nos veículos mais novos. Essas informações vão ajudar muito no nosso dia-a-dia”, completa.

 

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“Tenho intenção de comprar um scanner, então vim conhecer as novidades da feira e me deparei com a palestra da OficinaFacil.net, que foi muito interessante”, Gilmar Lupschinsky, da Autopeças e Mecânica Trevo, localizada em Tibagi/PR. “O instrutor abrangeu exatamente o que eu estava pesquisando e esclareceu várias dúvidas, foi de encontro com o que eu buscava”, completa.

 

Simone Fernandes de Souza, proprietária da Mecânica Cidade, Curitiba/PR, achou a iniciativa muito importante para a região. “A palestra e as dicas da MecanicaWeb foram muito importantes para o meu negócio e vai ajudar no dia-a-dia da oficina, para que possamos controlar preços, as ordens de serviços, as garantias e o estoque. Vai ser muito mais fácil e rápido”, avalia.

 

O técnico da Mecânica Cidade, Ricardo Antonio, participou de todas as palestras e gostou de todas. “Trouxe minha esposa que gerencia a oficina para conhecer o sistema da MecanicaWeb e vamos decidir juntos. A idéia é comprar o software para melhorar o nosso negócio, quem não se atualiza não vai pra frente”, avisa.

 

“As dicas da Goodyear sobre correias e aplicação foram muito proveitosas e esclarecedoras, vão ajudar muito o nosso trabalho na oficina”, afirma Nilton Luis Moreira Rodrigues, da Auto Reparadora Nilcar, também de Dom Pedrito/RS.

 

“Muito útil. Valeu o esforço, rodamos mais de 1.000 mil km para chegar até aqui. É um investimento que tem resultados positivos”, completa o mecânico, que veio em uma caravana de 14 oficinas, que estão sempre em busca de atualização.

 

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Cidney Pedro Simon, da Auto Mecânica CD, de Campos Novos/SC, também saiu satisfeito. “Foi muito dinâmico, me surpreendi. Trabalho com injeção eletrônica e estou querendo atualizar meus conhecimentos, por isso a palestra da Alfatest caiu como uma luva”, afirma. Sempre em busca de informações, o mecânico nunca dispensa os programas de O Mecaniconline. “Com certeza nos ajuda muito em nosso trabalho”.

 

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Alfatest

“Sistema Flex”

 

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Na palestra, o instrutor da empresa, Raffaele Ventieri Neto, abordou o funcionamento de sistemas bicombustíveis e multicombustíveis, tão populares no mercado nos dias de hoje. “Optamos por levar um tema técnico mais atual. Achei que os mecânicos fossem aproveitar mais”, disse.Durante a apresentação, o instrutor falou sobre os modelos flex disponíveis no mercado, o conceito de funcionamento, componentes envolvidos, as alterações e os diferentes sistemas, as dicas práticas, os tipos de problemas mais comuns, as possíveis soluções e correções de falhas.

 

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O material de apoio incluiu esquemas, fotos e as funções do scanner aplicadas ao diagnóstico do sistema, principalmente, em relação a mistura ar/combustível na combustão. “Apesar de termos poucos carros tetrafuel rodando por aí, essa é uma tecnologia que merece atenção e é muito bom conhecê-la melhor”, afirma.A Alfatest esteve presente na feira mostrando ao público da região sul os seus equipamentos e outros produtos para oficinas. Entre os destaques: o testador de bateria com impressora, o Kaptor.com para ciclo diesel e otto, a máquina de limpeza de bicos multijet X4 e a chave de impacto especial para desparafusar.Alfatest: www.alfatest.com.br

 

Castrol

“Noções Básicas de Lubrificantes”

 

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Oswaldo Lima, gerente de vendas do distribuidor autorizado Castrol, ministrou a palestra que abordou a história da empresa, os produtos de lubrificação que oferece ao mercado automotivo e suas características e diferenças, além das tendências em óleos lubrificantes para os veículos modernos.”Percebemos que muitos mecânicos/trocadores ainda têm dúvidas em relação a lubrificantes, por isso aproveitamos essa oportunidade para mostrar um pouco mais sobre esses produtos e suas aplicações”, afirmou. O ministrante mostrou que existem modos de detectar a viscosidades e outras propriedades do óleo por meio de análises de laboratório.Ele explicou sobre as bases dos lubrificantes – mineral e sintético – e enfocou a importância dos aditivos inseridos na sua composição. Além disso, destacou as características de viscosidade, classificação do API e a evolução do óleo de motor nos veículos, que exigem lubrificantes mais eficientes.Foram apresentadas os produtos Castrol Magnatec, com atração molecular em sua composição; o Castrol GTX Exclusive com viscosidade 10W40 para modelos Volkswagen, mas que também atende outras montadoras que recomendam essa viscosidade; o GTX 5X com viscosidade 20W50, um produto mineral que proporciona 5 vezes menos desgaste ao motor; e o GTX 1000, com aditivo termoativo que protege o motor nas altas temperaturas, voltado para motores 1.0 litro. Veículos com mais de 100 mil km rodados têm como opção o GX Alta Quilometragem – 25W60.Para a linha de utilitários diesel, apresentou o Castrol Tection com viscosidade 15W40 e especificação API C I-4, recomendado pela montadora Mitsubishi.

 

Castrol: www.castrol.com.br

 

Elring Klinger

“A evolução das juntas de cabeçote”

 

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O assunto principal da palestra foi a evolução da tecnologia de juntas de cabeçotes para motores de veículos leves e pesados. Pedro Bighetti apresentou um panorama da empresa e falou sobre os novos processos de fabricação de juntas que sofreram mudanças, de acordo com as necessidades das montadoras em atender às leis de emissões, e contar ao mesmo tempo com motores trabalhando com temperatura e pressão mais altas, garantindo desempenho e performance.”Isso fez com que as juntas também evoluíssem para assegurar a vedação perfeita entre o bloco e o cabeçote. Durante o funcionamento do motor, em conseqüência da alta pressão e temperatura de trabalho, as juntas se movimentam”, explica.A empresa aproveitou a ocasião para divulgar seus produtos para a linha de motores Mercedes-Benz de pesados, 100% originais, que antes eram encontrados somente em concessionárias e agora estão disponíveis nos distribuidores da marca. Além dos componentes para as linhas de veículos leves da Fiat, Volkswagen e Ford. “Muitos desconheciam que os produtos da Elring Klinger atendiam também o mercado de reposição”, completou.Na apresentação, o instrutor abordou a importância da aplicação correta dos produtos e os procedimentos a serem seguidos num eventual reparo, como uma boa retífica no bloco e no cabeçote, sempre levando em consideração o manual técnico da montadora. Outro fator primordial explorado foi a seqüência de aperto e torques adequados dos parafusos, que devem ser substituídos em cada troca de juntas, para não perder o serviço.Elring Klinger:www.elringklinger.com.br

 

Goodyear Produtos de Engenharia

“Correias Automotivas”

 
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A palestra contou com a apresentação de Ivan Furuya, que falou sobe a história da marca, os tipos de correias que oferece e recomendações técnicas. “Temos a preocupação de informar o aplicador pois 80% das garantias são causadas por problemas de manuseio e de instalação incorretos e são eles que colocam a mão na massa”, disse.Entre os produtos nacionais e importados oferecidos pela Goodyear e homologados pelas principais montadoras estão as Correias V, as Correias Poli V e as Correias Sincronizadoras para comando de válvulas. O palestrante abordou ainda como é o processo de produção das correias, o que significa a nomenclatura, exemplo de instalação e possíveis problemas. “Passamos muitas informações sobre os componentes para linha leve, mas também incluímos algumas dicas de correias para veículos pesados”, comentou.O técnico também falou sobre a necessidade da troca do tensionador a cada troca de correia, que pode estourar por causa de outros componentes do motor que estão em mau funcionamento, o que seria minimizado se os motoristas fizessem a manutenção preventiva dentro do prazo determinado.Outro tópico forte da palestra foi a participação da Goodyear na Stock Car, como fornecedora oficial das correias automotivas para todos os carros. “Esse é nosso melhor campo de testes, onde mostramos a eficiência dos produtos em situações extremas, sob a pressão de 450 cv de potência”, avalia.No pavilhão, a Goodyear Produtos de Engenharia mostrou a linha tradicional de produtos e o novo catálogo atualizado para 2008. A gama de correias automotivas e molas pneumáticas estavam em evidência. A empresa trouxe como atração o piloto da Stock Car Nonô Figueiredo, patrocinado pela marca.

 

Goodyear: www.goodyear.com.br

 

Mecânica Web

“Gestão de Oficina na Prática”

 

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Melhorias nas questões administrativas, de gerenciamento e gestão foram abordadas na apresentação da MecanicaWeb. A palestrante Amanda Ribeiro enfocou os diferenciais de uma boa administração na oficina e mostrou na prática as ferramentas do sistema de gestão que a empresa oferece para, além de melhor organizar o estabelecimento, trazer os cliente de volta e vender mais serviços e peças.”Temos um software específico para cada segmento: centro automotivo, mecânica, funilaria e pintura, som e acessórios, truck center, autopeças, motos, alinhamento, retífica, blindadora, GNV e trator. Cada empresa recebe as funções específicas que vai utilizar no seu trabalho e ainda conta com a um programa exclusivo de manutenção preventiva inteligente, que avisa automaticamente quando o cliente deve voltar para realizar novos serviços ou fazer outros que já passaram do prazo de garantia”, explica.A apresentação mostrou as 11 novas versões diferentes do sistema e como são comercializadas. O sistema fornece um catálogo de mais de 30 mil peças já cadastradas, além de outros serviços cadastrados por segmento, que facilitam a vida do gestor. O empresário pode consultar histórico de serviços, garantias, controle de estoque de peças, ferramenta de leitor de código de barras, check-list inteligente, envio automático de mala-direta, gráficos gerenciais, documentação digital, entre outras funções que agilizam o atendimento e proporcionam uma visão macro da empresa.”O importante é que além dessas versões, o proprietário pode escolher o seu software pelo porte da empresa, conforme as suas necessidades: prata para pequeno, ouro para médio e diamante para grande porte, além disso ele pode ir migrando de versão conforme o crescimento da empresa”, afirma.O público foco dessa palestra foram os proprietários das oficinas e muitas mulheres participaram, pois cuidam da parte administrativa do estabelecimento e necessitam de uma ferramenta ideal para a administração, enquanto os maridos se encarregam da parte técnica.

 

MecanicaWeb: www.mecanicaweb.com.br

 

OficinaFacil.net

“Evolução de Scanner e sistema eletrônico”

 

 

A evolução eletrônica do automóvel com ênfase no uso do scanner automotivo, esse foi o principal foco da palestra de Guilherme Vieira, da OficinaFacil.net, que fornece equipamentos de diagnoses de sistemas de injeção eletrônica “Os mecânicos do sul não conheciam nossos produtos, foi uma boa oportunidade de divulgar nossa tecnologia e mostrar a necessidade de um diagnóstico preciso no reparo do automóvel, comenta.Os equipamentos apresentados foram o Lauch X431 e o Socio 700, abordando as suas características, funções, necessidade de utilização e aplicação. O Launch faz o diagnóstico de todo o sistema de eletrônica embarcada, como injeção, abs, painel de instrumentos, ar condicionado, air bag, transmissão automática etc. Já o Socio tem como diferencial a facilidade de manuseio e a possibilidade de realizar diagnósticos a distancia, para ajudar o mecânico.Guilherme falou também da importância que é contar com um suporte técnico de qualidade por parte do fornecedor, como o suporte técnico online. O processo de atualização é feito pela Internet gratuitamente e tem duração de um ano, sendo que as funções determinadas do sistema podem ser liberadas conforme a necessidade do usuário. Todo o material do scanner é em português.”É importante mostrar as características e os diferenciais dos nossos produtos para que os técnicos decidam qual a melhor opção de compra para a sua oficina. Essa chance com certeza esclareceu as dúvidas de muitos deles, que estão em busca de melhorias para suas oficinas”, completou.OficinaFacil.net
www.oficinafacilnet.com.br

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