Durante o ano de 2007, a AREBOP (Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas) cresceu de 12 associados/unidades para 16 unidades de empresas que reciclam pneus e artefatos de borrachas em todo o País. Os Estados que contam com empresas associadas correspondem a São Paulo, Paraná, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás.
A capacidade instalada de reciclagem de todas as unidades hoje é para um volume superior a 300 mil toneladas/ano. Com o funcionamento das novas unidades, este número passa para 350.000 toneladas em 2.008. Até o final de 2007 estima-se que serão processadas em torno de 200 mil pneus, que deixa uma capacidade de 100 mil toneladas ociosa neste ano.
Segundo José Carlos Arnaldi, diretor-executivo da AREBOP, o relatório da auto-regulamentação do setor de reciclagem de pneus e artefatos de borrachas será apresentado ao governo no decorrer de fevereiro. Em 2008, também se inicia o processo para a certificação das empresas recicladoras. Em maio, a AREBOP participa da Recaufair, e no fim do ano, da FIMAI/ SIMAI, eventos importantes do setor que acontecem em São Paulo. Em ambos, a associação deve apresentar palestra sobre o tema reciclagem de pneus e artefatos de borrachas.
A AREBOP foi constituída em 2006 para organizar, incentivar, viabilizar e auto-regulamentar o setor, e conta hoje com 12 empresas associadas/16 unidades, que geram 650 empregos diretos e em torno de 5.500 mil empregos indiretos em todo o País. Nos últimos sete anos foram investimentos mais de R$ 49 milhões de reais no setor, com capacidade de destinação de pneus inservíveis acima de 300.000 toneladas/ano.