A Arteb, fabricante de sistemas de iluminação e de sinalização veiculares, alerta sobre a limpeza adequada dos faróis. Realizar a limpeza dos faróis é um procedimento relativamente simples e muito importante, porém alguns cuidados são fundamentais devido às suas características. Para a fabricante, efetuar a limpeza com sabão neutro e pano macio são uma escolha, já que não agridem o verniz especial aplicado nas lentes que garantem alta resistência à abrasão.
Produzidas em material termoplástico (policarbonato), as lentes dos faróis automotivos possuem resistência a impactos e, no processo de fabricação, recebem uma camada de verniz em toda a superfície externa. “Este acabamento dado pelo verniz assegura a necessária proteção do material plástico, tanto em relação a riscos quanto aos raios ultravioletas emitidos pela luz solar. Com a conservação deste verniz, as lentes permanecem em bom aspecto visual, não apresentando tonalidade amarelada ou opacidade. A perda da proteção à radiação UV pode danificar os componentes internos do farol”, explica o Gerente Executivo de Produtos da Arteb, Egidio Vertamatti.
Outra vantagem da limpeza do farol está relacionada à durabilidade e à segurança veicular pois, uma vez livre de riscos, opacidade e amarelamento, a funcionalidade óptica das lentes dos faróis é devidamente preservada, sem dispersões inadequadas de luz que poderiam reduzir a iluminação da via ou mesmo concentrar certa margem de ofuscamento aos demais condutores.
Ótima notícia.
Minha dúvida é em relação a faróis que estão opacos.
Trafego em estrada com resíduos minerais fazendo com que os faróis fiquem manchados.
Como proceder neste caso já que eles não estão com o aspecto de novo?
Já li sobre usar lixa 1000 com água, pasta de dente, etc. mas lendo essa matéria, entendo não ser o procedimento correto já que os faróis saem de fábrica com verniz protetor.