Tecnologias para minimizar os efeitos do aquecimento global e incrementar a segurança ativa no transporte rodoviário são focos de dois fóruns internacionais programados para o 16º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Com participação de especialistas estrangeiros, o fórum do dia 29 abordará “Como a cadeia automotiva está contribuindo através de processos, matérias e produtos para a Redução do Aquecimento Global”, e terá a participação de Tom Ryan, presidente da SAE International, em 2008, e pesquisador da Southwest Research Institute, nos EUA; Stefan Pischinger, CEO da FEV Motorentechnik, empresa alemã independente de pesquisa, design e desenvolvimento de motores e sistemas de powertrain; Hans-Ulrich Lindenberg, CEO da Thyssen-Krupp Brasil e membro do board da Thyssen Krupp Steel; e Suzana Kahn Ribeiro, professora do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.
O painel do dia 30 abordará os progressos da eletrônica embarcada e sua contribuição com o “Incremento na Segurança Ativa no Transporte Rodoviário”. O objetivo é fornecer uma visão geral das mais modernas tecnologias de segurança ativa, como reconhecimento de pedestres, visão noturna, controle de distância, freio de emergência, controle de faixa, supervisão de ponto cego, reconhecimento de trafego, comunicação veículo-a-veículo, funções de navegação e entretenimento dedicado.
Participam deste painel Arnold van Zyl, CEO da Ertico-ITS Europe, Gabi Breuel, gerente do Programa ITS/Segurança Ativa, Pesquisa Avançada de Segurança Ativa, da Daimler, na Alemanha; e Michael Freitas, conselheiro sênior de Atividades ITS, da Connexis LLC, dos Estados Unidos. A mediação será de Ferdinand Panik, diretor da Universidade de Esslingen, da Alemanha.